Último dia de inscrição no concurso da Marinha para o Colégio Naval

Com oferta de 190 vagas, concurso da Marinha 2019 para admissão ao Colégio Naval tem chances para jovens do sexo masculino que possuem ensino fundamental e idade entre 15 e 17 anos

Samuel Peressin   Publicado em 29/05/2019, às 11h16

Divulgação

Terminam nesta quarta-feira (29) as inscrições do concurso da Marinha destinado a preencher 190 vagas para admissão ao Colégio Naval em 2019. 

Podem participar jovens do sexo masculino com idade entre 15 e 17 anos (até 1º de janeiro de 2020) e ensino fundamental completo ou em fase de conclusão.

Sediado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, o Colégio Naval prepara estudantes para ingresso no curso de graduação da Escola Naval, onde são formados os oficiais da Marinha. 

Como se inscrever

Com taxa de R$ 105, as inscrições para o concurso da Marinha podem ser registradas por meio da internet (www.ingressonamarinha.mar.mil.br) ou em postos presenciais instalados em 23 cidades. 

O atendimento ocorre em unidades instaladas no Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ, Nova Friburgo/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Santana/AP, Parnaíba/PI, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Paranaguá/PR, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, Santos/SP, São Paulo/SP e Manaus/AM.

Avaliação

A primeira etapa terá redação e prova objetiva sobre português, matemática, inglês, estudos sociais e ciências, com aplicação prevista para a primeira quinzena de agosto, em todas as cidades habilitadas para inscrição presencial.  

As outras fases do concurso da Marinha incluem verificação de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física, entre setembro e outubro. O início do curso está agendado para 3 de fevereiro de 2020.  

Ciclo escolar

Enquanto cursam o ensino médio, os alunos do Colégio Naval recebem também formação militar. O ciclo escolar tem duração de três anos e ocorre em regime de internato, de acordo com o edital do concurso da Marinha.  

Durante o período de estudos, os jovens contam com bolsa mensal de R$ 989, alojamento, alimentação, uniforme e assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa. 

O que estudar para a prova

Confira algumas disciplinas que serão cobradas na prova do concurso da Marinha para o Colégio Naval: 

Material de estudo para o concurso

Quem busca se preparar para o concurso da Marinha pode estudar através de apostilas especializadas para admissão ao Colégio Naval, além de cursos online e presenciais ou assinaturas para acesso ilimitado. Vale ressaltar que, antes de iniciar os estudos, é importante ver se o conteúdo programático está de acordo com o edital.

Existem bancas examinadoras que aplicam diferentes critérios, como questões de múltipla escolha, caráter eliminatório ou certo/errado. Portanto, a atenção aos detalhes é fundamental para o seu melhor rendimento no processo de seleção. Também fique atento aos diferenciais oferecidos, quem são os professores e os materiais de apoio disponibilizados.

Os professores especializados em concursos costumam dizer que estudar com provas anteriores é sempre uma ótima opção para ganhar experiência e conhecer o estilo de prova da organizadora.

Leia também

Concurso INSS: após audiência, autorização pode ser agilizada
Concurso Banco do Brasil: novo edital em pauta
Correios entram em greve e privatização está próxima de acontecer
Concurso PRF: após ação do MPF, banca amplia número de candidatos negros convocados
Concurso IBGE: pedido em análise para 1.800 vagas efetivas
Escrivão: concurso PC PR publica resultado do exame de higidez física
Guarda municipal: concurso de Petrolina PE adia prova para junho
Concurso Detran SP terá provas para 400 vagas em julho

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.