Novo concurso Ministério da Defesa está em pauta para ocorrer apóa a criação de vagas para diversos cargos no quadro próprio
Fernando Cezar Alves Publicado em 15/02/2024, às 11h08
Um novo concurso Ministério da Defesa pode ser autorizado no decorrer dos próximos meses. Acontece que, de acordo com informações divulgadas recentemente pela pasta, estão sendo realizadas reuniões com o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, no sentido de viabilizar a criação de vagas para preenchimento por meio de concurso público no quadro próprio de pessoal.
A intenção é de que sejam criadas 300 oportunidades no Ministério da Defesa para os seguintes cargos:
A proposta legislativa para a criação das vagas vem sendo discutida desde 2023 entre o ministro da Defesa, José Múcio,e a ministra da Gestão, Esther Dweck.
Atualmente, os servidores que atuam na pasta são emprestados de outras instituições, como o Exército, Marinha e Aeronáutica.
O Ministério da Defesa já conta com um concurso autorizado para o preenchimento de vagas temporárias para o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) . Neste caso, a autorização ocorreu em outubro, para o preenchimento de 60 vagas, em diversos cargos. Neste caso, a publicação do edital está prevista para ocorrer até 10 de abril.
As 60 vagas que serão oferecidas pelo Censipam devem ser distribuídas por quatro cargos, da seguinte forma:
Por enquanto ainda não há uma definição das exigências e remunerações iniciais dos cargos, que devem ser anunciadas em breve.
As contratações serão feitas para atender a encargos temporários e excepcionais desenvolvidos no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia - SIVAM e do Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, com vistas à integração de informações para geração de conhecimento e execução de ações e projetos em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e da Amazônia Azul.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores