Concurso Ministério da Gestão deve ser realizado para a carreira de especialista em políticas públicas, com exigência de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 26/04/2023, às 08h33 - Atualizado às 14h32
Um novo concurso Ministério da Gestão deve ser realizado em breve, para a carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG). A seleção foi anunciada no último dia 20 de abril pelo secretário de gestão e inovação, Roberto Pojo, durante reunião com a diretoria da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp). Por enquanto, ainda não alguma definição do total de vagas que poderá ser oferecido para a carreira.
De acordo com as informações preliminares, a seleção para EPPGG deve ser autorizada pelo Ministério da Gestão ainda este ano, mas dentro do segundo ou terceiro pacotes de novas autorizações de concursos do governo federal.
Para concorrer ao cargo é necessário apenas possuir formação de nível superior em qualquer área, com remuneação inicial de R$ 19.197,06.
No último dia 5 de abril, a ministra da gestão, Esther Dweck, havia confirmado que as primeiras autorizações da nova gestão do governo federal seriam anunciados a partir do dia 10. Também adiantou que serão três grandes pacotes de novos concursos que deverão ser autorizados até o final do ano.
Por enquanto, apenas uma seleção foi efetivamente autorizada, no dia 10 de abril, para o preenchimento de 814 vagas junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTI).
O último concurso EPPGG ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 150 vagas. Na ocasião, a banca organizadora foi a Esaf e a seleção acabou sendo anulada, por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
A prova objetiva contou com 140 questões, distribuídas da seguinte forma:
Em conhecimentos básicos foram distribuídas da seguinte forma:
Em conhecimentos específicos: