Concurso MP SP para promotor: divulgado gabarito de prova objetiva

Oferta do edital do concurso do MP SP (Ministério Público de São Paulo) é de 80 vagas para candidatos que têm formação superior em direito e três anos de prática jurídica

Redação | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 21/07/2019, às 07h00 - Atualizado em 24/07/2019, às 11h28

Divulgação

Foram divulgados nesta quarta-feira, dia 24 de julho de 2019, o gabarito e a prova do concurso MP SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) que foi aplicada no último domingo, dia 21 de julho, no período da tarde. O candidato pode conferir os documentos aqui, na parte dos anexos. 

O exame contou com 100 questões, sendo 15 de direito penal, 12 de direito processual penal, dez de direito civil, dez de direito processual civil, 12 de direito constitucional, seis de direito da infância e da juventude, quatro de direito comercial e empresarial, 14 de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, quatro de direitos humanos, dez de direito administrativo e três de direito eleitoral.   

A prova objetiva foi aplicada nas dependências da Uninove – Centro Universitário Nove de Julho, campus Memorial, no Bairro da Barra Funda, em São Paulo/SP, em dois endereços de entradas distintos:

A cada questão será atribuído um ponto, sendo automaticamente desclassificado o candidato que não obtenha 50 pontos. Os candidatos poderão interpor recurso no prazo de dois dias (24 e 25 de julho), contado da publicação do gabarito. 

Para a segunda fase, composta de prova escrita, serão convocados os melhores colocados no exame objetivo, dentro de um limite de oito vezes o número de vagas oferecidas. Também serão considerados os participantes empatados dentro deste limite.

A banca do concurso MP SP deve elaborar três versões da prova escrita, para sorteio de uma no momento do exame. A primeira contará com uma dissertação sobre direito penal, uma peça prática com ênfase em temas de direito processual penal e pelo menos uma questão sobre temas de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.

Na segunda haverá uma dissertação sobre direto processual penal, uma peça prática com ênfase em temas de direito penal e pelo menos uma questão sobre tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.

A terceira versão contará com uma dissertação sobre temas de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, uma peça prática com ênfase em direito processual penal e duas questões sobre direito penal.

Cada dissertação valerá três pontos. Já a peça prática valerá dois e cada questão, um ponto.

Serão convocados para a prova oral do concurso MP SP os melhore colocados na parte escrita dentro de um limite de duas vezes o número de vagas. Também serão considerados os participantes empatados dentro deste limite.

Concurso MP SP: mais informações 

O concurso MP SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) oferece 80 vagas iniciais para a carreira de promotor, além daquelas que forem surgindo até a data de aplicação da prova preambular. 

O cargo exige formação de nível superior em direito, além de três anos de atividades jurídicas. A remuneração inicial da categoria é de R$ 24.818,71.

As inscrições foram realizadas na página eletrônica do órgão, que é www.mpsp.mp.br. O valor da taxa de participação foi de R$ 280.

Leia também

Concurso Rio Preto SP para 551 vagas: saiu convocação para prova
Concurso INSS: após audiência, autorização pode ser agilizada
Concurso PM SP: provas serão aplicadas no dia 24 de novembro
Concurso TJ SP: saiba como está o andamento da seleção para oficial
Concurso TRF 3: locais de prova e edital