A primeira fase do concurso para promotor do MP/SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), composta por prova preambular, será aplicada em julho
Redação Publicado em 04/06/2019, às 09h46
O MP/SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) alterou a data da prova preambular do concurso para promotor. Agora, a avaliação será aplicada no dia 21 de julho de 2019, em locais e horários a serem divulgados oportunamente.
A prova preambular contará com 100 questões, sendo 15 de direito penal, 12 de direito processual penal, dez de direito civil, dez de direito processual civil, 12 de direito constitucional, seis de direito da infância e da juventude, quatro de direito comercial e empresarial, 14 de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, quatro de direitos humanos, dez de direito administrativo e três de direito eleitoral.
Os melhores colocados no exame preambular serão convocados para a segunda fase do concurso do MP/SP, composta de prova escrita, dentro de um limite de oito vezes o número de vagas oferecidas. Também serão considerados os participantes empatados dentro desse limite.
A banca deve elaborar três versões da prova escrita, para sorteio de uma no momento do exame. A primeira contará com uma dissertação sobre direito penal, uma peça prática com ênfase em temas de direito processual penal e pelo menos uma questão sobre temas de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.
Na segunda haverá uma dissertação sobre direto processual penal, uma peça prática com ênfase em temas de direito penal e pelo menos uma questão sobre tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.
A terceira versão contará com uma dissertação sobre temas de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, uma peça prática com ênfase em direito processual penal e duas questões sobre direito penal.
Cada dissertação valerá três pontos. Já a peça prática valerá dois e cada questão, um ponto.
A última etapa do concurso para promotor do MP/SP será a prova oral. Serão convocados os melhore colocados na parte escrita dentro de um limite de duas vezes o número de vagas. Também serão considerados os participantes empatados dentro desse limite.
O concurso para promotor do MP/SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) oferece 80 vagas iniciais, além daquelas que forem surgindo até a data de aplicação da prova preambular.
A carreira exige formação de nível superior em direito, além de três anos de atividades jurídicas. A remuneração inicial da categoria é de R$ 24.818,71.
O candidato deverá acompanhar na página eletrônica do órgão (www.mpsp.mp.br) todas as publicações referentes ao concurso.