Edital em breve

Sorocaba SP prepara novo concurso 2019 para 50 guardas municipais

Para concorrer ao cargo de guarda municipal da prefeitura de Sorocaba basta possuir ensino fundamental e altura mínima de 1,65m para homens e 1,55m para mulheres. Inicial de R$ 2 mil

Fernando Cezar Alves
Publicado em 17/05/2019, às 12h13

Vista da cidade de Sorocaba
Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba, no interior paulista, a 87 km da capital paulista, deverá realizar um novo concurso público para o cargo de guarda municipal. A seleção foi anunciada pelo secretário de relações institucionais e metropolitanas da prefeitura, Flávio Chaves, em resposta a um requerimento enviado pelo vereador Fausto Peres (Podemos). De acordo com ele, a oferta será de 50 vagas para preenchimento imediato. Para concorrer ao cargo costuma ser exigido apenas ensino fundamentalcompleto, além de altura mínima de 1,65m para homens e 1,55m para mulheres. A remuneração básica da categoria atualmente é de R$ 2.011,71 para o guarda de segunda classe, com jornada de trabalho de 200 horas mensais.

A expectativa é de que, em breve, sejam iniciados os preparativos para a escolha da banca organizadora. Somente após este procedimento poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

Atualmente, a prefeitura conta com um contingente de 402 guardas, dos quais 31 estão afastados por motivos de saúde e 33 atuam fora da guarda municipal. Desta forma, o contingente ativo atualmente é de apenas 340 guardas.

Destes, metade trabalha em postos fixos e a outra metade é responsável pela prestação de serviços públicos municipais, como o Conselho Tutelar.

Saiba o que faz o guarda municipal de Sorocaba

As atribuições a serem exercidas pelo guarda municipal, de forma sucinta, são as seguintes: executar, sob orientação, as tarefas relativas ao patrulhamento, motorizado ou não, e proteção nas vias, logradouros, próprios municipais e públicos em geral; executar ronda de patrulhamento nas escolas, repartições, praças e parques; orientar e comandar o trânsito para a travessia de escolares nas vias públicas, priorizando as localizadas em frente às escolas, com os equipamentos necessários; dar instruções sobre educação no trânsito aos alunos das escolas municipais e conveniadas; promover a fiscalização da utilização adequada dos bens de domínio público, evitando sua depredação; promover ações de fiscalização de trânsito; apoiar a fiscalização municipal; atender e orientar o público em geral; policiar os eventos municipais, conforme solicitações e a partir das orientações recebidas, bem como outras operações de apoio, a fim de evitar roubos, atos de violência e outras infrações; zelar pela segurança dos servidores, pessoas e bens municipais. Dirigir veículos, quando necessário para desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação especifica.

Saiba como foi o último concurso para guardas

O último concurso para guardas da prefeitura de Sorocaba ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 60 vagas, sendo 50 para homens e dez para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.

Sobre Prefeitura Sorocaba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Mais Lidas