Concurso Nacional Unificado: órgãos já estão definidos, segundo coordenador

Concurso Nacional Unificado deve contar com segunda ediçao no próximo ano, incluindo oportunidades em diversos órgãos federais

Fernando Cezar Alves   Publicado em 21/11/2024, às 12h54

Concurso Nacional Unificado : caneta preenche a folha de respostas Divulgação

O próximo Concurso Nacional Unificado já conta com órgãos participantes preliminarmente definidos. A confirmação foi feita nesta quinta-feira, 21 de novembro, pelo coordenador-geral de logística da seleção, Alexandre Retamal, em entrevista coletiva. De acordo com ele, o próximo certame ainda depende de definição de cronograma e de confirmação de condições orçamentárias. No entanto, a ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, já havia confirmado  a intenção de publicar o edital em março, com aplicação das provas em agosto.No último dia 11, a comissão do certame sofreu alterações.  

Sobre o tema, disse o coordenador:

"Ainda estamos avaliando a realização da próxima edição. Ainda não temos uma data definida, mas em breve isso será repassado. Foi feita uma consulta aos órgãos e essa consulta já teve resultado. Agora, os dados estão sendo consolidados. Além disso,  também existe a questão orçamentária para ser avaliada, para que a gente possa chegar numa definição de quando e como será o próximo concurso público nacional unificado

O resultado final da primeira edição está previsto para ser divulgado em 11 de fevereiro, o que, segundo o Ministério da Gestão, não deve interferir em nada no planejamento para o próximo certame.

 Embora os órgãos que participarão ainda não estejam definidos, ao menos a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) já se manifestou confirmando a adesão.

Em agosto, a ministra Esther Dweck já havia antecipado que é possível que a nova edição conte com uma menor oferta de vagas do que o concurso realizado em 2024, de acordo com as necessidades que forem constatadas. Também mencionou a intenção de criar um novo cargo transversal, ou seja, que possa atender diversos órgãos públicos federais.

Também reforçou que estão sendo avaliados os critérios da prova aplicada na primeira edição, para definir se ocorrerá algum tipo de alteração no segundo concurso.

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores