Concurso PM TO: edital com 1000 vagas sofre alteração e inclui vagas na saúde

Novo concurso PM TO (Polícia Militar do Tocantins) será realizado para 1.000 vagas, com exigência de ensino médio e inicial de R$ 4,4 mil.

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 09/12/2020, às 14h09

Divulgação

O edital do aguardado  concurso PM TO (Polícia Militar do Tocantins) , inicialmente prevsito para ser liberado em 27 de novembro, ainda passa por alguns ajustes. De acordo com a porta-voz da corporação, major Levy Gonçalves, por meio de live divulgada nas redes sociais, o documento está passando por uma importante mudança, no que diz respeito à oferta de vagas. Enquanto inicialmente a previsão fosse de 1000 postos para soldados, o quantitativo deve ser reduzido para 925, com a inclusão de 75 oportunidades para pessoal nas áreas de saúde e músicos, tendo em vista o aumento da necessidade de pessoal especializado, em decorrência da crise saúde ocacionada pela Covid - 19. A expectativa é de que o edital seja liberado nos próximos dias. Os últimos detalhes no edital estão sendo ajustados com a banca organizadora, que será o  Cebraspe.

Desta forma, a distribuição das 1000 vagas passa a ser a seguinte: soldado (925), músicos (50), técnicos de enfermagem (20) e técnicos em saúde bucal (5).

Para concorrer será necessário possuir  ensino médio, além de idade de 18 a 32 anos e altura mínima de 1,63m para homens e 1,60m para mulheres. Também será exigida formação específica para os técnicos. A remuneração inicial  é de R$ 4.758,56, após o término do curso de formação. 

Vale ressaltar que a Assembleia Legislativa do Tocantins (ALE TO), em dezembro de 2019, aprovou o projeto de lei que altera a idade limite para ingresso no órgão, que passou de 30 para 32 anos

Concurso PM TO: mudanças na carreira

Mesmo com edital do concurso PM TO iminente, a carreira pode passar por alterações. O governo estadual anunciou., recentemente, que pretende publicar uma medida provisória com o objetivo de aperfeiçoar a composição da graduação dos soldados e do Corpo de Bombeiros. Com isto, o governo pretende criar uma segunda classe, na qual os aprovados nas seleções para a carreira serão imediatamente enquadrados. Ainda não está confirmado se isto poderá ser adotado já no próximo edital

De acordo com o governador Mauro Carlesse, a medida é necessária em decorrência da diminuição do efetivo e iminência de novas transferências para a reserva. Os atuais servidores já em atividade não sofrerão alterações, já sendo automaticamente enquadrados na primeira classe. Com isto, a administração também pretende permitir a contratação e mais profissionais para a área de segurança.

A mudança também busca se adequar aos critérios da reforma da Previdência, que aumentou de 30 para 35 anos necessários de serviço na ativa.

Concurso PM TO: saiba mais sobre a última seleção

O último concurso PM TO teve início em 2018, quando foram oferecidas 1.040 vagas, sendo 900 para homens, 100 para mulheres e 40 para oficiais, com 36 para homens e 4 para mulheres.

A organizadora foi o Instituto AOCP e o processo foi cancelado em abril de 2019, o que somente foi oficializado em setembro. Em 24 de setembro, a corporação confirmou que segue com as devidas tratativas, inclusive 

 

 

concursos concursos 2023 concursos to (tocantins) provas anteriores

Leia também

Concurso Assembleia TO: edital já conta com previsão no orçamento 2021
Concurso IBGE: PL proíbe redução de verbas para censo 2021, que deve oferecer 208.695 vagas
Concurso TCE TO: novo edital conta com previsão no orçamento 2021
Concurso IBGE: seleção para 6.500 vagas pode ter cargos divididos em dois editais; entenda
Concurso INSS: confirmado novo pedido de edital para peritos