Um novo concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) para soldados está previsto para ocorrer ainda no segundo semestre deste ano
Fernando Cezar Alves Publicado em 13/08/2022, às 08h58 - Atualizado em 15/08/2022, às 14h06
O novo concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) para a carreira de soldado conta com uma previsão de 2.500 vagas. A confirmação foi feita na última quinta-feira, 11 de agosto, pela deputada Gleide Ângelo (PSB), após reunião com o governador Paulo Câmara. De acordo com ela, o governador resaltou que a confirmação da oferta de vagas deve ser feita a partir de setembro, bem como alguma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicado. Acontece que, segundo ele, até o final de agosto deverão ser concluídos os estudos das condições orçamentárias para novas contratações em 2023.
Vale ressaltar que, recentemente, foi sancionada a Lei Complementar nº 498/22 que aumenta a idade do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para 30 anos. Para oficial médico, a idade foi alterada para 35 anos.
Ainda de acordo com a parlamentar, uma novidade para a nova seleção é que todas as vagas oferecidas serão para preenchimento imediato, sem previsão de formar cadastro reserva de pessoal.
Em 11 de junho, o secretário de defesa social, Humberto Freire, confirmou a realização de novos editais para as quatro forças, se referindo, além da PM PE, aos certames das Polícias Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros.
O último concurso PM PE ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 580 vagas, sendo 500 destinadas ao cargo de soldado, 60 para oficial da PM e de 20 para oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A banca organizadora foi a Upenet.
A carreira de soldado exigiu ensino médio completo, carteira de habilitação na categoria “B”, altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65 para os homens e idade entre 18 e 28 anos. O salário inicial, na ocasião, foi de R$ 2.819,88.
Para oficial da PM a exigência foi de nível superior em direito, enquanto oficial bombeiro militar requereu curso superior em qualquer área de conhecimento. Ambas as funções ainda demandaram carteira de habilitação na categoria “B”, altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65m para os homens e idade entre 18 e 28 anos. A remuneração do segundo-tenente PM/bombeiro militar, na ocasião, foi de R$ 9.007,56.
A seleção contou com as seguintes etapas: