MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc
Tudo Sobre

Concurso PM PE 2022

Concurso PM PE: alterada idade máxima para ingresso; saiba mais

Um novo concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) está previsto para ocorrer ainda no segundo semestre deste ano



Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/07/2022, às 11h46 - Atualizado às 11h58

Concurso PM PE: soldados da Polícia Militar de Pernambuco
Concurso PM PE: soldados da Polícia Militar de Pernambuco - SD Ricardo Penha/ASCOM PMPE
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Novidade para quem deseja participar do concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco): a idade máxima para ingresso na Corporação foi alterada. A Lei Complementar nº 498/22 que aumenta a idade do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foi sancionada.

Agora, poderão participar candidatos com idade máxima de 30 anos, no caso de oficial médico a idade foi para 35 anos.

Um novo edital do concurso PM PE é aguardado para este segundo semestre de 2022, mas, de acordo com a deputada e delegada Gleide Ângelo, não há mais tempo hábil para modificações para este novo certame.

A deputada ainda afirmou em suas redes sociais que lutou muito para que a idade fosse maior, mas os Comandos da Polícia Militar e Bombeiros só aceitaram a idade de 30 anos. “Foi um passo importante, eles queriam diminuir para 25 anos e conseguimos subir para 30 anos”, ressaltou.

Saiba mais sobre o próximo concurso PM PE

Um novo concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano. A seleção, inclusive, já está autorizada, segundo o secretário de defesa social, Humberto Freire.

Durante evento de formatura do curso de formação de oficiais, no dia 11 de junho, o secretário afirmou: "até o final do ano serão lançados novos editais para as quatro forças", se referindo, além da PM PE, aos certames das Polícias Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros.

No entanto, cargos e vagas ainda deverão ser confirmados. Com isto, o próximo passo é a publicação do aval por parte do governador Paulo Câmara. Somente após publicação do aval poderão ser iniciados os preparativos para o certame. Novas informações devem ser confirmadas em breve.

Concurso PM PE: saiba como foi a última seleção

O último concurso PM PE ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 580 vagas, sendo 500 destinadas ao cargo de soldado, 60 para oficial da PM e de 20 para oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A banca organizadora foi a Upenet.

A carreira de soldado exigiu ensino médio completo, carteira de habilitação na categoria “B”, altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65 para os homens e idade entre 18 e 28 anos. O salário inicial, na ocasião, foi de R$ 2.819,88.

Para oficial da PM a exigência foi de nível superior em direito, enquanto oficial bombeiro militar requereu curso superior em qualquer área de conhecimento. Ambas as funções ainda demandaram carteira de habilitação na categoria “B”, altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65m para os homens e idade entre 18 e 28 anos. A remuneração do segundo-tenente PM/bombeiro militar, na ocasião, foi de R$ 9.007,56.

A seleção contou com as seguintes etapas:

  • provas objetivas;
  • provas dissertativas (somente para oficiais);
  • exames médicos;
  • exames de aptidão física;
  • avaliação psicológica;
  • investigação social;
  • curso de formação.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo na página do concurso PM PE.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques

+ Resumo do Concurso PM PE 2022

PM PE - Polícia Militar de Pernambuco
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Soldado
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: PE

concursos publicosconcursos 2023provas anteriores
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.