Oportunidades do concurso Prefeitura de Guarulhos são destinadas a candidatos de nível médio. Salário oferecido é de R$ 2 mil
Patricia Lavezzo Publicado em 13/12/2021, às 09h36
Entra em vigor nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, o prazo de inscrição do concurso Prefeitura de Guarulhos, localizada na região metropolitana de São Paulo. O certame visa ao provimento de 50 vagas para o cargo de guarda civil municipal, sendo 40 para candidatos do sexo masculino e dez para o sexo feminino.
Para ingressar na carreira é necessário possuir ensino médio completo, carteira de habilitação na categoria “B” ou superior, idade máxima de 35 anos, 11 meses e 29 dias, e ter altura mínima, descalço e descoberto, 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens.
A remuneração é de R$ 2.089,23 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os servidores ainda recebem os benefícios de auxílio-alimentação no valor mensal de R$ 520 e auxílio-transporte.
As inscrições serão recebidas até o dia 4 de fevereiro de 2022, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 95,60, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.
O concurso Prefeitura de Guarulhos será constituído das seguintes etapas:
A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e 15 de conhecimentos específicos.
Com três horas de duração, a prova objetiva será aplicada no município de Guarulhos/SP na data prevista de 13 de março de 2022, no período da tarde.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Guarulhos.
concursos publicos concursos abertos concursos sp (são paulo) provas anterioresO Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.