Pedido do concurso Receita Federal em análise no Ministério da Economia prevê oportunidades para as carreiras de auditor e analista
Redação | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 31/12/2019, às 12h40
A realização do concurso Receita Federal é aguardada por milhares de concurseiros ao redor do país. Uma das dúvidas mais frequentes é: qual a previsão de publicação do edital em 2020?
Mesmo sem uma data específica para a autorização governamental, a expectativa é de que o Ministério da Economia não demore para conceder o aval. Apesar do governo conter gastos, a Receita Federal tem uma grande importância na sociedade, até porque ajuda na administração dos tributos, e não pode sofrer mais com o déficit de servidores.
Acontece que sem funcionários pode aumentar os casos de sonegação de impostos e até mesmo contrabando. E essa situação pode acontecer se o quadro de pessoal não melhorar, uma vez que existe uma defasagem superior a 21.000 funcionários.
Está em análise no Ministério da Economia o pedido do concurso da Receita Federal que prevê o preenchimento de 2.153 vagas em seu quadro de pessoal. Das oportunidades, 1.453 são para analista tributário e as demais 700 para o cargo de auditor-fiscal.
Para habilitar-se ao cargo de analista tributário da Receita Federal é preciso ter nível superior em qualquer curso de graduação (reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação). O salário inicial é de R$ 11.181,24, mais benefícios.
E para concorrer ao posto de auditor fiscal da Receita Federal, o candidato precisa ter ensino superior completo em qualquer curso de graduação, também reconhecido pelo Ministério da Educação. O salário inicial corresponde a R$ 20.123,53, mais benefícios agregados.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores da organizadora ESAF, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas, para os cargos de auditor e analista. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.
+ O JC Concursos fará o acompanhamento completo do novo processo de seleção do órgão, em contato com os responsáveis pelo avanço do concurso Receita Federal.
Para quem pretende antecipar os estudos, o JC Concursos liberou aulas grátis, de disciplinas básicas e específicas, para auxiliar na sua preparação. A coletânia completa, está sendo liberada em nosso canal do Youtube, increva-se e acompanhe.
concursos concursos publicos concursos 2023A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. A Receita Federal também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.
Até 1 de janeiro de 2019 era subordinado ao Ministério da Fazenda, e a partir daí passou a ser subordinado ao novo Ministério da Economia do Governo Jair Bolsonaro.