Concurso Receita Federal: sindicato cobra novos servidores

Pedido do concurso Receita Federal em análise no Ministério da Economia prevê oportunidades para as carreiras de auditor e analista

Redação | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 06/12/2019, às 16h02 - Atualizado às 17h45

Divulgação

A realização do concurso Receita Federal é considerada urgente por conta da alta defasagem de pessoal. No último dia 4 de dezembro, Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) se reuniu com integrantes do Ministério da Economia e cobrou a contratação de novos servidores.

Sobre o assunto, o presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, enfatizou que "para o nosso órgão, concurso é fundamental. Até porque a última seleção foi em 2014, e 1.500 Auditores estão lotados na área aduaneira, muitos em fronteiras sem a menor perspectiva de ir para outra localidade".

O secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, admitiu a necessidade do concurso Receita Federal, porém, comentou que a preocupação atual do governo será atingir o equilíbrio das contas.

Pedido do concurso Receita Federal

Está em análise no Ministério da Economia o pedido do concurso da Receita Federal que prevê o preenchimento de 2.153 vagas em seu quadro de pessoal. Das oportunidades,  1.453 são para analista tributário e as demais 700 para o cargo de auditor-fiscal.

Para habilitar-se ao cargo de analista tributário da Receita Federal é preciso ter nível superior em qualquer curso de graduação (reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação). O salário inicial é de R$ 11.181,24, mais benefícios.

E para concorrer ao posto de auditor fiscal da Receita Federal, o candidato precisa ter ensino superior completo em qualquer curso de graduação, também reconhecido pelo Ministério da Educação. O salário inicial corresponde a R$ 20.123,53, mais benefícios agregados.

Prova anterior Receita Federal

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores da organizadora ESAF, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas, para os cargos de auditor e analista. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.

+ O JC Concursos fará o acompanhamento completo do novo processo de seleção do órgão, em contato com os responsáveis pelo avanço do concurso Receita Federal.

Concurso Receita Federal: aulas grátis

Para quem pretende antecipar os estudos, o JC Concursos liberou aulas grátis, de disciplinas básicas e específicas, para auxiliar na sua preparação. A coletânia completa, está sendo liberada em nosso canal do Youtube, increva-se e acompanhe.

 
concursos concursos publicos concursos 2023

Leia também

Concurso Receita Federal: veja o que cai na prova
O que faz o auditor-fiscal da Receita Federal? Confira as atribuições e o salário
Concurso Receita Federal: órgão espera autorização para 2.153 vagas
Concurso Receita Federal: salários e benefícios
Concurso Receita Federal: defasagem supera 21 mil cargos vagos

Sobre Receita Federal

A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. A Receita Federal também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

Até 1 de janeiro de 2019 era subordinado ao Ministério da Fazenda, e a partir daí passou a ser subordinado ao novo Ministério da Economia do Governo Jair Bolsonaro.