Concurso Secretaria Finanças (SP): definida banca para 50 vagas

Secretaria Municipal de Finanças abrirá concurso para o preenchimento de 50 oportunidades na carreira de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional. Nível superior completo

Redação   Publicado em 03/09/2018, às 15h26

Divulgação

Já foi definida a banca organizadora do novo concurso Secretaria Finanças SP (SMF SP), que abrirá um total de 50 vagas. Vale lembrar que, em novembro do ano passo, o então prefeito João Doria liberou 20 oportunidades, depois, em 9 de maio, o atual prefeiro Bruno Covas autorizou as demais 30 chances.

A empresa contratada para organizar todas as etapas do certame é a Fundação Vunesp. No decorrer das próximas semanas deve ser assinado o contrato de prestação de serviços entre ambas as partes.

Todas as oportunidades do concurso Secretaria Finanças SP são para a carreira de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional. Para concorrer será necessário possuir curso superior na área de ciências contábeis e registro no órgão de classe; o salário oferecido não foi revelado.

Vale ressaltar que só depois de firmado o contrato com a banca é que será elaborado o cronograma doconcurso Secretaria de Finanças SP, contendo as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas.

Concurso Secretaria de Finanças SP: atribuições dos cargos

Quem ocupa tal posição tem como atribuições: analisar o ambiente econômico, elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros, produzir informações econômico-financeiras para subsidiar projetos/programas na instituição; emitir pareceres técnicos pertinentes à macro e micro economia, perícias, avaliações e arbitramentos; executar tarefas relativas a orçamento financeiro e sua política de aplicação; prestar assistência aos órgãos encarregados da representação judicial do município e realizar perícias próprias da área de atuação, para fins judiciais e extra judiciais; subsidiar, colaborar na formulação de políticas públicas, na concepção de estratégias para implementação de projetos e ações decorrentes; desenvolver outras atividades afins. 

Concurso da Secretaria Municipal de Finanças SP: edital em 2015

Em 2015, foi realizado um concurso para as Secretarias Municipais de Gestão, Finanças, Educação e Cultura com 178 vagas distribuídas entre as funções de analista de informações, cultura e desporto – biblioteconomia, analista de planejamento e desenvolvimento organizacional – ciências contábeis e analista de planejamento e desenvolvimento organizacional – ciências econômicas. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.

No caso do posto para ciências contábeis, a triagem constou de provas objetivas com 80 perguntas de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, 20 de administração pública e 40 de conhecimentos específicos. Depois foram aplicados testes discursivos, com uma redação, um estudo de caso e uma questão discursiva.

Leia também

Concurso PRF: expectativa de novos concursos anuais até 2022
Concurso TJ SP: saiba como está o andamento da seleção para oficial
Concurso Detran SP: saiu resultado final para oficial e agente
Concurso Alesp: sancionada lei que cria vagas para auditor
Concurso Polícia Federal: governo anuncia novas regras para a aposentadoria

Sobre Prefeitura São Paulo

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.