Novo concurso TJ BA (Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) será para os cargos de analista judiciário e oficial de justiça . de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 16/08/2022, às 13h53 - Atualizado às 14h22
O novo concurso TJ BA (Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) já está confirmado e contará com oportunidades para os cargos de analista técnico e oficial de justiça, ambos com exigência de nível superior. A confirmação foi feita por meio de nota publicada nesta terça-feira, 16 de agosto, pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud). Já está certo que, na área de analistas, haverá oportunidades para a área administrativa, que pede formação em qualquer área. Ainda de acordo com a nota, o processo já está em fase de escolha da banca organizadora. Somente após a assinatura do contrato poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
A seleção do TJ BA é aguardada desde março, quando a Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado (AOJUS-BA) encaminhou um comunicado para a imprensa, reivindicando nova seleção junto ao órgão, em decorrência da grande necessidade de pessoal. Na ocasião, confirmou que o órgão conta com necessidade de nada menos do que 892 servidores para o cargo de oficial. De um total de 2.434 vagas de oficiais previstas na lei de estrutura administrativa do órgão, apenas 1.542 estão preenchidas.
Atendendo um dos pleitos da categoria, através das pautas de reivindicações do Sinpojud, o Tribunal de Justiça da Bahia realizará concurso para analista judiciário e oficial de justiça.
O TJBA já está em fase de análise das empresas para a banca organizadora do certame, que é de interesse da sociedade e dos servidores, que se encontram sobrecarregados diante do grande deficit no quadro do PJBA.
O edital deve ser publicado em breve pelo Tribunal baiano: nível superior para analista, e qualquer área para vagas administrativas.
O presidente do Sinpojud, Zenildo Castro acrescenta: “sabemos da importância da realização de concurso para suprir as vagas no Tribunal. Muitos colegas se encontram adoecidos nas comarcas, além daqueles que estão próximos da aposentadoria”.
O último concurso TJ BA para o cargo de oficial de justiça ocorreu em 2006, quando foram oferecidas 1.349 vagas, sendo 337 para oficiais. Para concorrer foi necessário possuir formação de nível superior em qualquer área. A banca, na ocasião, foi a Fundação Cefet.
A prova contou com 80 questões, sendo:
Na parte de conhecimentos gerais, 10 contaram com peso 1, 10 com peso 2 e 10 com peso 3. Em conhecimentos específicos, 20 com peso 1, 20 com peso 2 e 10 com peso 3.
concursos concursos ba (bahia) concursos 2024 provas anteriores
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.