Para concorrer no novo concurso TJ GO (Tribunal de Justiça de Goiás) será necessário possuir formação em direito, com três anos de prática jurídica, com inicial de R$ 28,8 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 12/05/2021, às 08h24 - Atualizado às 14h19
O novo concurso TJ GO (Tribunal de Justiça de Goiás) para o preenchimento de 43 vagas para o cargo de juiz substituto teve seus preparativos retomados. Na última terça-feira, 11 de maio, o órgão divulgou, em seu site oficial, os nomes dos membros da comissão organizadora do certame. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com três anos de prática jurídica. A remuneração inicial da carreira é de R$ 28.884,25. A seleção já conta, inclusive, com banca organizadora contratada, a Fundação Carlos Chagas. Porém, a data de publicação do edital de abertura de inscrições ainda deverá ser confirmada. Novas informações devem ser anunciadas em breve.
Já está certo que a seleção será feita por meio de cinco etapas: cinco etapas: prova objetiva; duas provas escritas; sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral e análise de títulos.
O presidente da comissão será o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que também será o responsável pelo Bloco 2, junto com a juíza Geovana Mendes Baía Moisés, com os seguintes substitutos: o juiz substituto em segundo grau Jeronymo Pedro Villas Boas e o juiz André Reis Lacerda. Já o Bloco 1 está sob responsabilidade da desembargadora Elizabeth Maria da Silva, e das juízas Nunziata Stefania Valenza Paiva e Aline Vieira Tomás, com as juízas Vivian Martins Melo Dutra, Maria Cristina Costa Morgado, e o juiz Eduardo Perez Oliveira como substitutos. Por fim, o Bloco 3 tem como responsáveis a juíza Marianna de Queiroz Gomes e o representante da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Marcos César Gonçalves de Oliveira. Como suplentes, finalizam o terceiro bloco o juiz Hamilton Gomes Carneiro e o advogado Roberto Serra da Silva Maia.
Bloco 1: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente.
Bloco 2: Direito Penal, Processual Penal, Constitucional e Eleitoral.
Bloco 3: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Direito Agrário.
Ao que tudo indica, o concurso TJ GO deverá ser feito de acordo com os mesmos moldes do anterior, realizado em 2014. Na ocasião, a oferta foi de 57 vagas, contando com provas objetivas, provas escritas, sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e análise de títulos. A banca organizadora também foi a Fundação Carlos Chagas.
A prova objetiva contou com 100 questões, divididas por três blocos. O primeiro contou com 30 questões, versando sobre direito civil, direito processual civil, direito do consumidor e direito da criança e do adolescente. No segundo foram 40, desta vez sobre direito penal, direito processual penal, direito constitucional e direito eleitoral. Por fim, no terceiro, 30 sobre direito tributário, direito ambiental, direito administrativo e direito agrário.
A primeira prova escrita contou com questões sobre noções gerais de direito e formação humanística, além de outros pontos do conteúdo programático.
Na segunda, prova prática de sentença, envolvendo temas jurídicos constantes do programa e elaboração de duas sentenças de natureza civil e criminal.
concursos concursos go (goiás) concursos 2024 provas anteriores