Concurso TJ GO: formada comissão para 43 vagas de juiz

Para concorrer no novo concurso TJ GO (Tribunal de Justiça de Goiás) será necessário possuir formação em direito, com três anos de prática jurídica, com inicial de R$ 28,8 mil

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 12/05/2021, às 08h24 - Atualizado às 14h19

Google Maps

O novo  concurso TJ GO (Tribunal de Justiça de Goiás)  para o preenchimento de 43 vagas para o cargo de  juiz substituto teve seus preparativos retomados. Na última terça-feira, 11 de maio, o órgão divulgou, em seu site oficial, os nomes dos membros da comissão organizadora do certame. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com três anos de prática jurídica. A remuneração inicial da carreira é de R$ 28.884,25.    A seleção já conta, inclusive, com banca organizadora contratada, a Fundação Carlos Chagas. Porém, a data de publicação do edital de abertura de inscrições ainda deverá ser confirmada. Novas informações devem ser anunciadas em breve.

Já está certo que a seleção será feita por meio de cinco etapas: cinco etapas: prova objetiva; duas provas escritas; sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral e análise de títulos.  

O presidente da comissão será o  desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que também será o responsável pelo Bloco 2, junto com a juíza Geovana Mendes Baía Moisés, com os seguintes substitutos: o juiz substituto em segundo grau Jeronymo Pedro Villas Boas e o juiz André Reis Lacerda. Já o Bloco 1 está sob responsabilidade da desembargadora Elizabeth Maria da Silva, e das juízas Nunziata Stefania Valenza Paiva e Aline Vieira Tomás, com as juízas Vivian Martins Melo Dutra, Maria Cristina Costa Morgado, e o juiz Eduardo Perez Oliveira como substitutos. Por fim, o Bloco 3 tem como responsáveis a juíza Marianna de Queiroz Gomes e o representante da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Marcos César Gonçalves de Oliveira. Como suplentes, finalizam o terceiro bloco o juiz Hamilton Gomes Carneiro e o advogado Roberto Serra da Silva Maia.

Concurso TJ GO: veja a distribuição de disciplinas por bloco

Bloco 1: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente.

Bloco 2: Direito Penal, Processual Penal, Constitucional e Eleitoral.

Bloco 3: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Direito Agrário.

Concurso TJ GO - veja como foi o último concurso

Ao que tudo indica, o concurso TJ GO deverá ser feito de acordo com os mesmos moldes do anterior, realizado em 2014. Na ocasião, a oferta foi de 57 vagas, contando com provas objetivas, provas escritas, sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e análise de títulos. A banca organizadora também foi a Fundação Carlos Chagas.

A prova objetiva contou com 100 questões, divididas por três blocos. O primeiro contou com 30 questões, versando sobre direito civil, direito processual civil, direito do consumidor e direito da criança e do adolescente. No segundo foram 40, desta vez sobre direito penal, direito processual penal, direito constitucional e direito eleitoral. Por fim, no terceiro, 30 sobre direito tributário, direito ambiental, direito administrativo e direito agrário.

A primeira prova escrita contou com questões sobre noções gerais de direito e formação humanística, além de outros pontos do conteúdo programático.

Na segunda, prova prática de sentença, envolvendo temas jurídicos constantes do programa e elaboração de duas sentenças de natureza civil e criminal.

concursos concursos go (goiás) concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso Receita Federal: pedido para novo edital sofre cinco avanços
Concurso PF: novo pedido encaminhado para a oferta de 557 vagas administrativas
Concurso INSS: novo pedido previsto para ser enviado nos próximos dias
Concurso PGE GO: novo edital em pauta para carreira de procurador
Concurso Banco do Brasil: avançam preparativos para novo edital