Concurso TREs unificado contará com 33% das vagas reservadas para cotas sociais

O aguardado concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) já conta com 26 tribunais com a intenção de participar

Fernando Cezar Alves   Publicado em 17/10/2023, às 10h11

Concurso TREs unificado: sede do TSE : Divulgação

O concurso TREs unificado (Tribunal Regional Eleitoral) deve contar com um total de 33% das vagas reservadas para cotas sociais, de acordo com a resolução que regulamenta o certame, divulgada na última semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo está em fase de elaboração do edital e definição do nome da banca organizadora. Somente após estes procedimentos e assinatura do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data precisa de início do certame.

De acordo com o documento, a reserva de vagas deve ser feita da seguinte forma:

Ao todo, 26 TREs já indicaram interesse em participar:

Desses, ao menos dez manifestaram interesse de contar com oportunidades na área de segurança:

A expectativa é de que sejam oferecidas vagas para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos com exigência de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.

O documento proíbe a adesão de TREs que estejam com candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

Segundo o texto, os concursos poderão ser realizados em etapa única ou em etapas distintas, mediante a aplicação de provas, de caráter eliminatório ou classificatório, em que serão avaliados conhecimentos gerais e especı́ficos sobre as disciplinas e conteúdos constantes do edital de abertura das inscrições.

A seleção também poderá contar com curso de formação profissional.

Em agosto, durante o 82º Encontro do Coptrel (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais), também foi discutida a inclusão de vagas na área de tecnologia da informação no certame.

Independentemente da realização do concurso TREs unificado, é grande a expectativa pela ampliação das vagas em tribunais de todo o país. Acontece que segue em pauta a criação de 565 vagas para o cargo de analista judiciário - apoio especializado - análise de sistemas. Neste sentido, um projeto de lei deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional.

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores