Concursos Federais: Bolsonaro sanciona orçamento 2022 com 43 mil vagas previstas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta segunda-feira, 24 de janeiro, o orçamento federal, com oportunidades previstas em concursos federais

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 24/01/2022, às 09h21 - Atualizado às 14h11

Presidente Jair Bolsonaro Marcos Corrêa /PR

Quem aguarda boas oportunidades de concursos federais em 2022 já conta com mais um bom motivo para intensificar os estudos. Acontece que o presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta segunda-feira, 24 de janeiro, a lei 14.303, que define o orçamento federal para este ano, que conta com reserva de verbas para o preenchimento de 43.192 vagas, sendo 4.263 para criação de novos cargos e 38.929 para preenchimento por meio de realização de novos concursos ou convocação de aprovados de certames ainda com prazo de validade em andamento.

 Das 4.263 vagas previstas para criação de vagas, a distribuição deve ocorrer da seguinte forma:

Já as vagas destinadas para provimento , para realização de concursos e convocação de remanescentes, estão definidas da seguinte forma:

A previsão inicial da proposta era reservar recursos para o preenchimento de 73.640 vagas. Porém, por meio de alterações sofridas durante o tramite do projeto de lei , o quantitativo acabou sendo reduzido, em decorrência de redistribuição de verbas para outras finalidades.

Concursos federais: oportunidades para o Executivo

O poder Executivo é o que mais conta com oportunidades para concursos federais previstas em 2022. Ao todo são 38.219 postos, sendo 37.090 para provimento e 1.129 para criação de vagas. 

Entre os concursos com grandes expectativas para o ano estão os do INSS, da Receita Federal e área administrativa da Polícia Federal. Além disso, o montante também considera certames já autorizados ou em andamento, como CGU, Ibama, e ICMBio, além de contratações nas áreas de educação e militar. Também são considerados no orçamento os concursos em andamento de temporários do IBGE, para a realização do Censo Demográfico.

Do total 1.591 são destinadas para a área de segurança do Distrito Federal, da seguinte forma:

Concursos Federais: previsões para o poder Judiciário

Em termos de concursos federais previstos no orçamento 2022, a distribuição de vagas previstas é a seguinte: 

Do total de postos, 150 estão previstas para a criação do TRF da 6 Região e 625 para criação de funções comissionadas no TRF 5.

Concursos Federais: oportunidades no poder legislativo

Para concursos federais no poder legislativo, das 63 vagas previstas, 28 são para a Câmara dos Deputados, 19 para o Senado Federal e 16 para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Vale ressaltar que, no caso do Senado, já há um concurso em pauta para 40 oportunidades, número maior do que o reservado no orçamento. Já o concurso TCU Já está em andamento.

 Concusos Federais: MPU e DPU

Além disso, nos concursos federais previstos no orçamento 2022 também há expectativa de vagas para o Ministério Público da União e Defensoria Pública da União.   

As vagas previstas para o MPU estão distribuídas da seguinte forma:

No caso da Defensoria Pública da União são 1.011 vagas, relacionadas a projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional para criação do quadro próprio de pessoal.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso da EPE abre inscrições para analista; saiba como participar
Concurso do Ministério da Saúde inscreve para 4,6 mil vagas em todo o Brasil
Concurso do IBGE: novo edital oferece 192 vagas; saiba como se inscrever
Concurso da CGU abre inscrições para auditor e técnico; saiba como concorrer
Edital do INSS pode sair no primeiro semestre, CGU abre as inscrições e outras novidades