Concurso Detran DF: cresce expectativa por 400 vagas

A realização do novo concurso Detran DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) já conta com previsão orçamentária, para 400 vagas. Distribuição pelas carreiras já está definida

Fernando Cezar Alves   Publicado em 29/07/2019, às 12h11 - Atualizado às 15h01

Divulgação

concurso Detran DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) segue em pauta, com previsão de ocorrer ainda neste semestre. A seleção já conta com previsão orçamentária para o preenchimento de pelo menos 400 vagas, destinadas para cargos com exigência de níveis médio e superior. Agora, a confirmação do concurso depende  de autorização oficial por parte do governador Ibaneis Rocha. A expectativa é de que novas informações sejam confirmadas em breve.

Do total de postos, 160 são para o cargo de agente de trânsito, dez para especialista de trânsito, 40 para analista administrativo de trânsito, 140 para técnico de trânsito e 50 para assistente de trânsito. Mais detalhes sobre exigências e remunerações ainda deverão ser confirmados.

Concurso Detran DF - Saiba como foi a última seleção

O último concurso Detran DF ocorreu em 2010, quando foram oferecidas dez vagas para o cargo de assistente de trânsito. Para concorrer, foi necessário possuir nível superior, com remuneração inicial, na época, de R$ 4.225,94. A banca foi o Instituto Quadrix

A seleção contou com provas objetivas, discursivas e análise de títulos e de experiência profissional. A parte objetiva contou com 80 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram abordados temas de língua portuguesa, redação oficial, informática, direito constitucional, direito administrativo e lei orgânica do Distrito Federal. Em conhecimentos específicos, regimento interno do Detran/DF e legislação de trânsito.

Antes disso, em 2008, o concurso Detran DF ofereceu 125 vagas, sendo 100 para a carreira de auxiliar, atual técnico, e 25 para analista. Para auxiliar foi exigido apenas ensino médio, enquanto para analistas, as oportunidades foi para nível superior nas áreas de analista de sistemas, assistente social, comunicação social, direito e legislação, engenheiro civil, engenheiro eletricista, estatístico, médico do trabalho, médico neurologista, médico oftalmologista, médico ortopedista, médico psiquiatra, pedagogo e psicólogo. A banca foi o Cespe/UnB.

Para auxiliar, a prova contou com 50 itens de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Para analista na área de direito e legislação, 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova discursiva e títulos. Para os demais analistas, 50 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos complementares e 50 de conhecimentos específicos, além de prova discursiva e títulos.
Para auxiliar, a parte de conhecimentos gerais contou com temas de língua portuguesa,  redação oficial e raciocínio lógico. 

Para nível superior, em conhecimentos gerais foram cobrados temas de língua portuguesa e redação oficial. 

Para analista na  especialidade direito e legislação, como conhecimentos complementares foram cobrados temas de direito constitucional, direito administrativo, lei orgânica do Distrito Federal e regulamento interno do Detran/DF 

Prova anterior Detran DF 2019

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas do DETRAN, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso Detran DF.

concursos concursos df (distrito federal) concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso PRF: expectativa de novos concursos anuais até 2022
Concurso INSS: após audiência, autorização pode ser agilizada
Concurso BRB para advogado: provas e gabarito
Concurso BRB para escriturário: prova e gabarito
Concurso DER DF 2019 para 289 vagas segue em pauta