Banco de Brasília

Concurso BRB 2019: edital para advogado

Oferta do concurso do BRB (Banco de Brasília) é de uma vaga imediata e cadastro reserva. Cargo exige nível superior em direito e registro no órgão de classe

Patricia Lavezzo
Publicado em 17/05/2019, às 14h01 - Atualizado em 21/06/2019, às 13h16

Símbolo da área jurídica - balança
Shutterstock

Saiu o terceiro edital do concurso do BRB (Banco de Brasília) destinado ao preenchimento de uma vaga para o cargo de advogado. A seleção ainda formará cadastro reserva de eventuais oportunidades.

A carreira exige diploma, devidamente registrado, de curso de nível superior em direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A remuneração inicial do advogado é de R$ 19.530,67 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. O contrato de trabalho será regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

De acordo com o edital do concurso do BRB, os servidores inda receberão os seguintes benefícios:

  • participação nos lucros e nos resultados;
  • possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar;
  • auxílio-refeição/alimentação;
  • auxílio-cesta/alimentação.

Como se inscrever no concurso BRB

Para participar será necessário se inscrever no site do Iades - Instituto Americano de Desenvolvimento (www.iades.com.br), organizador da seleção, no período das 8h do dia 23 de junho às 22h de 29 de julho de 2019.

Após realizar o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa, no valor de R$ 88, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 30 de julho, observado o horário de funcionamento do banco.

Informações sobre as provas para advogado

O concurso do BRB consistirá das seguintes etapas: provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação curricular de títulos e de experiência profissional, meramente classificatória.

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo dez de conhecimentos gerais (governança corporativa e compliance, Lei Orgânica do Distrito Federal e regime jurídico dos servidores do Distrito Federal e conhecimentos sobre o Distrito Federal e sobre a RIDE) e 50 de conhecimentos específicos.

Já a prova discursiva terá duas questões e consistirá na elaboração de textos dissertativos e/ou descritivos, com extensão entre 30 e 50 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

As provas objetiva e discursiva terão duração de cinco horas e serão aplicadas no dia 8 de setembro de 2019, no período da tarde. A confirmação da data e os locais e horários serão divulgado no site do Iades a partir do dia 23 de agosto.

Atribuições do advogado do BRB

Prestar assessoramento jurídico, com dedicação exclusiva, ao BRB e seu conglomerado, por meio da elaboração de pareceres e de orientações específicas, do exame de atos legais, da interpretação e análise da legislação, do acompanhamento de processos judiciais, da defesa em juízo ou fora dele acerca dos direitos, deveres e interesses da organização, e da execução de outras atividades de natureza jurídica, visando a oferecer condições para a observância e o cumprimento da legislação pelo BRB.

Prova anterior BRB - Banco de Brasília

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, para os cargos de nível médio, além do gabarito para consulta. Para nível superior, você pode consultar por aqui as provas para o cargo de advogado. É importante avaliar se a organizadora será a mesma que o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.

A cobertura completa do concurso BRB, para os diversos cargos, você poderá acompanhar por aqui.

Comentários

Mais Lidas