Dicas para provas de matemática em concursos públicos

De acordo com o professor Nelson Luiz, da Central de Concursos, a primeira coisa a ser feita é manter o equilíbrio emocional

Publieditorial   Publicado em 09/08/2019, às 16h01

Divulgação

Para muitos, a prova de Matemática se transforma em um verdadeiro tormento. Nestes casos, de acordo com Nelson Luiz, professor de Matemática e Raciocínio Lógico da Central de Concursos e especialista em preparação para concursos públicos, a primeira coisa a ser feita é manter o equilíbrio emocional. "Quanto maior o nervosismo, mais o candidato se bloqueia e pior será o desempenho", afirma o professor.

Um ponto fundamental para iniciar a resolução de um exercício é ler o enunciado e ter certeza que você entendeu o que está sendo pedido. Se tiver dúvida leia novamente. "Nos concursos, os problemas não se limitam a mera aplicação de fórmulas, mas sim exigir que a pessoa 'quebre a cabeça', ou seja, visam a avaliar a capacidade de raciocínio, de enxergar a situação apresentada", explica Nelson. E, para desenvolver esta habilidade, é necessário treino. A dica é se empenhar em resolver exercícios sistematicamente, principalmente quanto aos assuntos que o candidato tenha maior dificuldade.

Nas provas de Matemática e Raciocínio Lógico não é incomum entender o enunciado, calcular, chegar a uma resposta, mas não enxergá-la nas alternativas, por estar apresentada de forma similar. Por exemplo, o candidato pode ter encontrado um número em forma de fração e a alternativa correta estar em forma decimal ou em porcentagem.

"O domínio das operações básicas também é fundamental. Multiplicações e divisões envolvendo números decimais, muitas vezes detestadas pelos candidatos, devem ser efetuadas rapidamente. Sugiro a todos os concurseiros, que além de treinar este tópico, evitem, sempre que possível, utilizar a calculadora. Isto irá aumentar a sua agilidade, sobrando mais tempo para situações que envolvam maior dificuldade", conclui o professor.

concursos publicos

Leia também

Como conciliar trabalho e estudos para concursos públicos? Veja as dicas!
Como responder às cinco perguntas mais famosas em entrevistas de emprego?
Aprenda como usar termos jurídicos de forma correta
No “Dia D”, saiba como seu cérebro deve trabalhar
Crase: dicas de quando e como usar