Enem 2019: Gabarito oficial é divulgado pelo Inep

Vale destacar que mesmo com o gabarito divulgado, a nota do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) leva um tempo para sair.

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 13/11/2019, às 13h07 - Atualizado às 13h34

Divulgação

O gabarito oficial do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado hoje, dia 13, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os estudantes que participaram do exame podem acessar as respostas oficiais pelo portal do Inep: http://enem.inep.gov.br.

Vale destacar que mesmo com o gabarito divulgado, a nota leva um tempo para sair. Os resultados individuais serão liberados somente em janeiro de 2020, em data ainda a ser confirmada pelo Inep. De acordo com o instituto, As provas são corrigidas em duas etapas. As questões objetivas são analisadas por computador, enquanto as redações requerem uma análise individual por dois avaliadores diferentes.

No primeiro dia de prova, os estudantes responderam a 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 45 questões de Linguagens. Além disso, a redação em formato dissertativo-argumentativo do Enem 2019 foi sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Já o segundo dia de prova do Enem 2019 contou com as avaliações sobre Ciências da Naturaza e Matemática. No total, somando os dois dias de Enem, Exame Nacional do Ensino Médio é composto por 180 questões de múltipla escolha.

enem

Leia também

Enem 2019: Veja os temas que poderão cair no segundo dia de prova
Enem 2019: o que pode levar e o que é proibido na prova?
Enem 2019: selecionamos as melhores dicas para conseguir nota máxima na prova
Enem 2019: como controlar a ansiedade na véspera da prova?
Enem Digital: Inep confirma fim da prova em papel até 2026

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.