No próximo domingo, dia 3, serão aplicadas as provas Exame Nacional do Ensino Médio, sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 28/10/2019, às 09h18 - Atualizado às 10h07
No próximo domingo, dia 3, serão aplicadas as provas Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Com o objetivo de auxiliar cerca de 5 milhões de jovens confirmados para realização da avaliação, conversamos com a coordenadora pedagógica do ensino médio do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Lúcia Montagnani, que preparou cinco dicas sobre estudos e comportamento para ajudar os candidatos mais ansiosos nesta reta final que antecede o início das provas.
Nestes dias que precedem o exame, de nada adianta querer estudar todo o conteúdo das provas, pois isso é praticamente impossível. Assim, a melhor alternativa é manter o foco na revisão dos conteúdos já aprendidos. É indicado também dedicar mais tempo para tirar dúvidas das matérias mais difíceis para você.
A redação do Enem 2019 tem um peso alto no resultado final. O texto vale de zero a mil pontos. Além disso, pode ser usado como critério de desempate nos programas que dão acesso ao ensino superior no Brasil.
Para alcançar uma boa pontuação na redação, é muito importante não cometer alguns erros, como o de ortografia, por exemplo, e não escrever informações infundadas, textos polêmicos ou, ainda, que fujam ao tema proposto.
Dias antes da prova, diminua o ritmo dos estudos. O que não foi possível estudar durante todo esse período não será absorvido em poucos dias. Aproveite o tempo para fazer simulados e testes que auxiliem na interpretação de texto e na agilidade das respostas.
É comum que, a poucos dias do início da prova, a ansiedade deixe os nervos à flor da pele. Manter a estabilidade emocional e dedicar tempo para relaxar e dormir bem faz parte da estratégia para acabar com o nervosismo pré-prova.
A esta altura já é possível saber o local de realização da prova, portanto, programe-se para não se atrasar. Trace a rota de como pretende chegar no dia do exame e tenha sempre planejado uma segunda alternativa em caso de trânsito congestionado ou dificuldade de transporte. Tenha sempre em mãos os documentos necessários e o material escolar para realizar uma boa prova.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.