MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2019: Doutora em Educação dá dicas para a reta final de preparação

São mais de 5 milhões de inscritos se preparando em todo o Brasil para o Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). Confira dicas de especialista!

Enem 2019
Enem 2019 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 24/10/2019, às 10h09 - Atualizado às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a proximidade do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes já controlam a ansiedade para fazer as provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. São mais de 5 milhões de inscritos se preparando em todo o Brasil e, consequentemente, ainda pairam muitas dúvidas sobre como dividir o tempo entre os estudos e o descanso. Além disso, quais são as orientações para realizar uma boa prova? Conversamos com uma especialista sobre o assunto. Confira!

A doutora em educação do Marista Escolas Sociais, Viviane Aparecida da Silva, reforça que além de se dedicar ao conteúdo é fundamental deixar um tempo livre para o relaxamento. “Depois de ver todos os conteúdos que o estudante precisa, ele pode fazer um passeio ao ar livre, ficar um tempo em família, ler um livro ou ver um filme que goste, esses momentos ajudam a oxigenar a memória para absorver ainda mais”, orienta.

Reta final da preparação para o Enem 2019

Na reta final, outra dica é que a rotina de estudos pode ser organizada para a revisão dos temas que mais trazem dúvidas. “É bom começar com conteúdos revisados em sala de aula, preferencialmente, na mesma sequência; dessa forma o aluno não precisa gastar energia e tempo pensando, diariamente, por onde começar a estudar”, reforça Viviane.

Para estar tranquilo e pronto para o Enem 2019 a especialista traz algumas dicas essenciais para o período que antecede as provas.

Enem 2019: 15 dias antes da prova

Priorize os conteúdos que mais lhe trazem dúvidas. O estudante deve focar nas áreas do conhecimento que considera mais difíceis, dedicando um tempo maior a elas. Para isso, uma sugestão é buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilá-los.

Além disso, a leitura é fundamental. Priorize a leitura de gêneros textuais diversos, tais como: crônicas, artigos de opinião, notícias de jornais, de revistas, on-line etc. Além de ficar bem informado sobre os possíveis temas para a redação do Enem, você expande o seu vocabulário.

Outra dica. Muita atenção à redação do Enem 2019. Afinal, a redação exige uma atenção especial. Nos últimos dias, escreva o máximo possível, revisando os elementos que compõem a estrutura dissertativa solicitada pelo Enem.

Enem 2019: 10 dias antes da prova

Desacelerar é a palavra de ordem, segundo a especialista. Programe seu tempo de estudos e não ultrapasse o tempo estipulado. É importante manter os momentos com a família, com os amigos e, principalmente, os momentos para o descanso.

Também é importante ficar atento à saúde. Para melhorar a assimilação do conhecimento, é importante pensar no bem-estar, cuidando da alimentação, fazendo pausas para o descanso e praticando atividades físicas.

Viviane reforça que dormir bem é tão importante quanto estudar. A rotina de um sono tranquilo afeta todas as atividades. É fundamental manter a recomendação diária de 8 horas de sono, recuperando, assim, o descanso necessário para as provas.

Enem 2019: 5 dias antes da prova

Chegou a hora de organizar e separar os documentos antecipadamente. Para evitar imprevistos nos últimos dias, confira todos os documentos obrigatórios. Para o Enem 2019 é necessário documento de identidade original com foto, cartão de prova e caneta preta de material transparente. Atenção: essa é o único tipo de caneta que será permitido para fazer as provas.

Mais uma orientação é se hidratar e comer alimentos leves. Nos dias anteriores à prova, beba bastante líquido, faça as refeições no horário correto e busque uma alimentação leve e saudável.

Por fim, a especialista recomenda prestar a atenção no horário do Enem 2019. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O ideal é ficar atento ao relógio e sair de casa com antecedência. “O trânsito, em algumas regiões de prova, costuma ficar bem intenso, o melhor é chegar antes para evitar qualquer imprevisto”, recomenda Viviane.

Enem 2019: Dicas para passar nos vestibulares mais concorridos

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ENEM 2019

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: 85
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

06/05/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/05/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/07/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/07/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
10/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
14/11/2019 Divulgação do Gabarito Adicionar no Google Agenda
31/12/2019 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.