Erro na nota do Enem 2019 faz Inep receber pedido de correção; veja os detalhes

O Ministério da Educação (MEC) informou ter identificado troca de gabaritos na segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 20/01/2020, às 09h17 - Atualizado às 09h25

Divulgação

No último sábado, 18, o Ministério da Educação (MEC) informou ter identificado troca de gabaritos na segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Mesmo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dizendo que um número muito baixo de alunos foi afetado, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estima em menos de 9.000 alunos.

Ainda no sábado, Weintraub explicou em rede social que a troca dos gabaritos fez com que alguns alunos fossem surpreendidos com as notas. "Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas", postou.

"O número é muito baixo. Até segunda-feira, dia 20, tudo será resolvido. Pedimos desculpas aos participantes do exame pelo transtorno.", completou o ministro.

Já o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o órgão faz pesquisas para verificar se outros alunos foram afetados também. "Estamos efetuando uma busca ampliada para verificar outras inconsistências", afirmou. No entanto, o governo informa que todos os problemas serão corrigidos para não prejudicar nenhum aluno.

Erro no Enem 2019: pedido de correção da prova

O Inep informou na noite de domingo que o prazo para mandar e-mails com questionamentos sobre as notas do Enem 2019 se encerrará hoje, às 10h. Em comunicado no Twitter, o órgão avisa: "Atenção, participante do #Enem2019! O canal, criado especialmente para você, irá expirar no horário mencionado para que a equipe técnica do #Inep tenha tempo hábil de fazer toda a conferência necessária até o fim do dia, quando os resultados finais serão divulgados".

Vale destacar que se algum aluno desconfiar de sua nota e achar que ela tem relação com o problema, pode pedir uma revisão ao Inep. É preciso enviar um e-mail com nome e CPF para enem2019@inep.gov.br. O pedido de correção será recebido até as 10h desta segunda-feira, 20.

Dicas para passar nos vestibulares mais concorridos

enem

Leia também

Vestibulinho Etec 2020: veja a lista de classificação geral
Notas do Enem 2019 são divulgadas; confira o resultado!
Vestibular Fatec 2020: divulgada a primeira lista de convocados
Gabarito do Vestibular Fatec 2020 para o primeiro semestre é retificado
Enem Digital: Inep confirma fim da prova em papel até 2026

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.