MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso ENEM 2019

Orgão: ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Nº vagas:Não definido
Taxa de inscrição: 85
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC , AL , AP , AM , BA , CE , DF , ES , GO‍ , MA , MT , MS , MG , PA , PB , PR , PE , PI , RJ , RN , RS , RO , RR , SC , SP , SE , TO

Agenda

Abertura das inscrições
Enem 2019
06/05/2019
Encerramento das inscrições
Enem 2019
17/05/2019
Abertura das inscrições
Fiscal de prova
03/07/2019
Encerramento das inscrições
Fiscal de prova
22/07/2019
Prova
Prova 1
03/11/2019
Prova
Prova 2
10/11/2019
Divulgação do Gabarito
Gabarito
14/11/2019
Divulgação do Resultado31/12/2019

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 25/03/2019, às 10h52 - Atualizado em 21/01/2020, às 09h20


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas marcadas para novembro (dois domingos consecutivos) e início das inscrições previsto para o mês de maio.

Informações complementares

Dicas para as provas do Enem 2019

Confira algumas dicas de estudo sobre as matérias mais cobradas por área e disciplina no Enem. Essas dicas foram baseadas em edições anteriores do exame e vale ressaltar que nem todas as matérias citadas podem aparecer na avaliação, assim como determinada matéria poderá cair em mais de uma questão.

Redação Enem 2019

Para se dar bem na redação Enem é preciso conhecer a prova e seu estilo, inclusive os critérios de avaliação usados. O Ministério da Educação exige um texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem definidos.

Os avaliadores consideram cinco critérios de correção: domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreender a proposta de redação; selecionar e organizar as informações; demonstrar capacidade de argumentação; e propor soluções para os temas abordados, respeitando os valores e considerando a diversidade.

O Enem tem a tradição de cobrar como tema de redação assuntos socioculturais e atuais no cenário nacional. Por isso, é importante manter-se atualizado em diversos assuntos, como política, diversidade de gênero, intolerância religiosa, situação do idoso no Brasil, violência urbana, meio ambiente, segurança pública, entre outros temas do nosso cotidiano.

De acordo com o edital, o candidato irá zerar a nota da redação se houver: fuga total ao tema proposto; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; texto com até sete linhas; desenhos ou imagens inadequadas; ou folha em branco.

LINGUAGENS

Português - Semântica; funções de linguagem; gramática; interpretação e compreensão de texto; norma culta e coloquial; morfologia; sintaxe; linguística; e gêneros textuais.

Literatura - Movimentos literários (barroco, modernismo, naturalismo, dentre outros); figuras de linguagem; obras literárias (especialmente as obras brasileiras); poesias concretas; e literatura contemporânea.

Artes e educação física - Obras artísticas; renascimento; cubismo; artes marciais; surrealismo; música; grafite; esportes; movimentos culturais; e movimentos artísticos.

CIÊNCIAS HUMANAS

História geral - Revolução industrial; idade média e moderna; liberalismo; primeira guerra mundial; segunda guerra mundial; nazismo; facismo; e guerra fria.

História do Brasil - Brasil colônia; república; era Vargas; era populista; escravidão; e ditadura militar.

Geografia - Planos e blocos econômicos; geopolítica mundial; agricultura brasileira; contrastes sociais; desenvolvimento humano e social; migrações; e impactos no meio ambiente.

Filosofia / Sociologia - Iluminismo; consequências da globalização; existencialismo; contratualismo; marxismo; cultura de massa; relações de trabalho; movimentos sociais; e pensadores da Grécia antiga.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Física - Usinas e instalações residenciais; óptica; ondas; hidrostática; eletricidade; calorimetria; mecânica; e acústica.

Química - Estequiometria; unidades de concentração; pH e pOH; radioatividade; cadeias carbônicas; eletroquímica; soluções; e oxidação.

Biologia - Problemas ambientais; ecologia e sustentabilidade; imunização; problemas ambientais; evolução; ciclos do carbono, nitrogênio e água; genética e mutações; e citologia.

MATEMÁTICA

Operações com frações; análise combinatória; porcentagem; matemática básica; análise de gráficos; análise de tabelas; estatística básica; e progressões (PA e PG).

Dicas para fazer uma boa redação do ENEM

Com a proximidade do Enem 2019, que será aplicado no próximo mês de novembro, é hora de revisar cuidadosamente os conteúdos estudados ao longo do ano e aperfeiçoar alguns detalhes para conseguir a nota máxima na redação. Pensando nisso, elaboramos esse post, sobre o que é preciso saber para fazer uma boa redação e garantir que você consiga um bom desempenho. Clique aqui e confira!

Enem 2019: 10 erros gramaticais comuns

O português possui regras gramaticais complexas, cheias de detalhes e particularidades que fazem a nossa língua ser considerada tão única. Alguns erros costumam ser praticamente imperceptíveis, principalmente se considerarmos a diferença entre oralidade e escrita. Listamos, neste post, 10 erros gramaticais muito comuns, para que você não corra o risco de cometê-los na redação e garanta uma boa nota na competência 1, que avalia o bom domínio da modalidade escrita. Clique aqui e confira!

Enem 2019: confira os temas que mais caem na prova

A pergunta que não quer calar: quais são os temas que mais caem nas provas Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? De uns anos para cá a prova vem mudado um pouco, mas alguns assuntos continuam marcando presença no exame. Quer saber quais são esses temas? Clique aqui e confira!

Enem 2019: veja dicas sobre o uso da crase nas provas

Você sabia que há situações de obrigatoriedade da crase e os casos em que ela é opcional? Para quem costuma errar o uso, agora vai ficar fácil. Basta conferir nossas dicas abaixo como referência sempre que tiver dúvida. Clique aqui e veja as orientações sobre o uso correto da crase para você mandar muito bem nas provas do Enem 2019.

Enem 2019: confira as cinco competências para a redação

Porque tem que ser feita uma redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Bom, a escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Clique aqui e confira algumas dicas valiosas.

Enem 2019: como conciliar os estudos com vida social?

O ano de preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou vestibular é um período de dedicação ao extremo para alcançar a tão sonhada vaga na universidade. Por mais que também seja um ano de abdicações e maior foco, também é importante ressaltar que o lazer não é algo que deve ser deixado de lado. Mas então, como conciliar os estudos com vida social? Clique aqui e confira!

Enem 2019: dicas de autores e obras para conhecer antes da prova

Como todos sabem, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que não exige uma leitura obrigatória. Porém, ter conhecimento sobre algumas obras e autores pode te ajudar durante a prova e, consequentemente, na sua nota. Dessa forma, saber reconhecer características narrativas e temáticas de determinados escritores pode definir sua avaliação. Clique aqui e confira!

Enem 2019: veja 10 possíveis temas de redação

Muitos estudantes já estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Um dos assuntos que mais geram aflição nos jovens é o tema da redação. Afinal de contas, conseguir uma boa nota na redação é fundamental para se dar bem no resultado final da prova. Clique aqui e confira!

Enem 2019: professores dão dicas para se garantir na realização do exame

Muitos estudantes já estão ansiosos com a proximidade das provas do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Com um pouco menos de um mês para a aplicação do exame, é compreensível esse nervosismo dos candidatos, afinal, a prova é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior em todo o país. Para ajudar na preparação, conversamos com professores do Colégio Objetivo Brasília que deram algumas dicas importantes aos candidatos. Clique aqui e confira!

Enem 2019: Doutora em Educação dá dicas para a reta final de preparação

Com a proximidade do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes já controlam a ansiedade para fazer as provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. São mais de 5 milhões de inscritos se preparando em todo o Brasil e, consequentemente, ainda pairam muitas dúvidas sobre como dividir o tempo entre os estudos e o descanso. Além disso, quais são as orientações para realizar uma boa prova? Conversamos com uma especialista sobre o assunto. Clique aqui e confira!

Enem 2019: veja dicas de especialista para ter sucesso na prova

Com o objetivo de auxiliar cerca de 5 milhões de jovens confirmados para realização da avaliação, conversamos com a coordenadora pedagógica do ensino médio do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Lúcia Montagnani, que preparou cinco dicas sobre estudos e comportamento para ajudar os candidatos mais ansiosos nesta reta final que antecede o início das provas. Clique aqui e confira!

Enem 2019: como controlar a ansiedade na véspera da prova?

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) será aplicada no próximo domingo, dia 3, em todo o Brasil. Vale destacar que enfrentar o exame talvez seja o primeiro grande desafio profissional de muitos jovens. Um candidato que não apresentar um grau de excelência nos quesitos técnicos (conhecimento do conteúdo programático) e emocional (administrar a ansiedade no momento da prova) terá dificuldades para conseguir um bom resultado. Por isso, conversamos com especialistas sobre como os inscritos no Enem podem exercitar o autocontrole para que a ansiedade e o nervosismo não atrapalhem o desempenho na prova. Clique aqui e confira!

Enem 2019: selecionamos as melhores dicas para conseguir nota máxima na prova

Com a proximidade das provas do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes buscam reforçar seus estudos para a primeira etapa, que será realizada no próximo domingo, dia 3, com a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Pensando na sua preparação, o JC Concursos selecionou as principais notícias para você mandar bem na prova. Confira aqui!

Enem 2019: o que pode levar e o que é proibido na prova?

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) será aplicada no próximo domingo, dia 3, em todo o Brasil. Serão mais de 5 milhões candidatos testando seus conhecimentos na avaliação sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Confira, a seguir, o que é permitido e proibido para o Enem. Clique e confira!

Enem 2019: confira o gabarito extraoficial do primeiro dia de prova

Para aqueles estudantes que não aguentam a curiosidade até a publicação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), previsto para o dia 13 de novembro, o JC Concursos traz o gabarito extraoficial do primeiro dia de prova. Confira aqui!

Enem 2019: veja dicas de preparação para o segundo dia de prova

O JC Concursos conversou com especialista em educação sobre algumas estratégias que poderão ajudar a potencializar o aprendizado do candidato, com objetivo de conseguir uma boa pontuação no exame. Clique aqui e confira!

Enem 2019: Veja os temas que poderão cair no segundo dia de prova

A segunda etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) será aplicada no próximo domingo (10) em todo o Brasil. Dessa vez o conteúdo está relacionado a ciências da natureza e matemática. O SAS Plataforma de Educação, fez o Raio-x do Enem com análise das últimas 10 edições da prova e ranqueou os 5 temas mais cobrados durante a segunda fase do teste nas disciplinas de química, física, biologia e matemática. Confira!

Enem 2019: Cinco temas de Matemática e suas Tecnologias que poderão cair na prova

Se você está inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), sabe que muitos alunos ficam ansiosos com a proximidade da prova mais temida, que será aplicada no próximo domingo, 10. A avaliação sobre Matemática e suas Tecnologias faz com que estudantes aproveitem os dias que antecedem a prova em busca de dicas para saber qual será o conteúdo que poderá cair. Veja!

Enem 2019: Gabarito oficial é divulgado pelo Inep

O gabarito oficial do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado hoje, dia 13, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os estudantes que participaram do exame podem acessar as respostas oficiais pelo portal do Inep. Confira aqui.

Notas do Enem 2019 são divulgadas; veja o resultado

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) nesta sexta-feira, 17 de janeiro. De acordo com a organização, 3.709.809 pessoas fizeram o exame em 3 e 10 de novembro do ano passado, ou seja, 72,81% dos 5.095.388 inscritos. Confira aqui.

Edital e Anexos


Abertura (06/05/2019) Edital Enem 2019

Abertura (19/07/2019) Enem Fiscal de prova

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso ENEM 2019


Enem 2019 - Divulgação

Enem 2019: governo diz que corrigiu erro nas notas

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 21/01/2020, às 09h14 - Atualizado às 09h18


Enem 2019 - Divulgação

Erro na correção do Enem 2019 afetou cerca de 6.000 candidatos, diz Weintraub

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/01/2020, às 15h27 - Atualizado às 15h32


Nota enem - Divulgação

Erro na nota do Enem 2019 faz Inep receber pedido de correção; veja os detalhes

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/01/2020, às 09h17 - Atualizado às 09h25


Enem resultado 2019 - Divulgação

Notas do Enem 2019 são divulgadas; confira o resultado!

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 17/01/2020, às 09h37 - Atualizado às 09h49


Enem 2019 gabarito - Divulgação

Enem 2019: Gabarito oficial é divulgado pelo Inep

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 13/11/2019, às 13h07 - Atualizado às 13h34


Enem 2019 - Divulgação

Enem 2019: veja dicas de preparação para o segundo dia de prova

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 06/11/2019, às 09h20 - Atualizado às 09h43


Enem 2019 gabarito - Divulgação

Enem 2019: confira o gabarito extraoficial do primeiro dia de prova

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 05/11/2019, às 11h00 - Atualizado às 11h12


Enem 2019 - Divulgação

Enem 2019: o que pode levar e o que é proibido na prova?

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 03/11/2019, às 07h15


Enem 2019 - Divulgação

Enem 2019: como controlar a ansiedade na véspera da prova?

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 30/10/2019, às 13h37 - Atualizado às 13h42


Enem 2019 - Divulgação

Enem 2019: veja dicas de especialista para ter sucesso na prova

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 28/10/2019, às 09h18 - Atualizado às 10h07


Enem 2019 - Divulgação

Enem 2019: Doutora em Educação dá dicas para a reta final de preparação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 24/10/2019, às 10h09 - Atualizado às 10h15


Enem tema redacao - Divulgação

Enem 2019: veja 10 possíveis temas de redação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 30/09/2019, às 16h02 - Atualizado em 01/10/2019, às 09h14


Enem 2019 - Divulgação

Enem 2019: dicas de autores e obras para conhecer antes da prova

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 16/09/2019, às 13h33 - Atualizado às 13h38


Enem 2019 - Divulgação

Enem 2019: como conciliar os estudos com vida social?

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 26/08/2019, às 13h05 - Atualizado às 13h13


Enem interpretação de textos - Divulgação

Enem 2019: confira dicas sobre interpretação de textos

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 19/08/2019, às 11h02 - Atualizado às 11h07


Enem redacao - Divulgação

Enem 2019: confira as cinco competências para a redação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 12/08/2019, às 10h35 - Atualizado às 10h41


Enem dica crase - Divulgação

Enem 2019: veja dicas sobre o uso da crase nas provas

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 05/08/2019, às 10h21 - Atualizado às 10h28


Enem erros gramaticais - Divulgação

Enem 2019: 10 erros gramaticais comuns

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 30/07/2019, às 13h28 - Atualizado às 13h35


Aula gratis Enem - Divulgação

Enem 2019: Cursinho da Poli promove Aulão Grátis para a prova

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br | Publicado em 26/07/2019, às 10h15 - Atualizado às 10h19


Enem tema prova - Divulgação

Enem 2019: confira os temas que mais caem na prova

Douglas Terenciano | Publicado em 24/07/2019, às 11h16 - Atualizado às 11h23


Enem 2019 fiscal de prova - Divulgação

Enem 2019: último dia de inscrições para fiscal de prova

Douglas Terenciano | Publicado em 22/07/2019, às 09h55 - Atualizado às 09h57


Enem dicas redação - Divulgação

Enem 2019: Dicas para fazer uma boa redação

Douglas Terenciano | Publicado em 17/07/2019, às 11h17


Enem 2019 inscritos - Divulgação

Enem 2019 tem 5 milhões de inscritos em todo o Brasil

Douglas Terenciano | Publicado em 16/07/2019, às 11h06 - Atualizado às 11h10


Enem Digital - Divulgação

Enem Digital: Inep confirma fim da prova em papel até 2026

Douglas Terenciano | Publicado em 03/07/2019, às 13h47 - Atualizado às 13h59


Logo do Enem 2019 - Divulgação

Inscrições abertas para o Enem 2019

Douglas Terenciano | Publicado em 06/05/2019, às 10h00


None - None

Inep divulga edital do Enem 2019

Douglas Terenciano | Publicado em 25/03/2019, às 10h52


None - None

Enem 2019 será aplicado em 3 e 10 de novembro

Douglas Terenciano | Publicado em 28/02/2019, às 13h52


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.