2ª fase do XXVIII Exame da OAB acontecerá no domingo (5)

Examinandos deverão elaborar uma peça profissional e responder quatro questões escritas discursivas. A duração máxima da prova será de cinco horas

Douglas Terenciano   Publicado em 02/05/2019, às 09h37

Divulgação

No próximo dia 5 de maio (domingo), a partir das 13h, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplicará as avaliações da 2ª Fase do XXVIII Exame de Ordem. A prova será realizada em todas as regiões do país para bacharéis em direito, ainda que pendentes da colação de grau, e estudantes do último ano do curso ou dos dois últimos semestres.

Os locais de prova para o Exame de Ordem da OAB podem ser conferidos no site http://oab.fgv.br.

2ª Fase do Exame de Ordem da OAB

Examinandos deverão elaborar uma peça profissional e responder quatro questões escritas discursivas. Para a prova subjetiva serão apresentadas situações-problema e compreenderão as seguintes áreas: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual. A duração máxima da prova referente a 2ª Fase do Exame de Ordem será de cinco horas, das 13h às 18h, respeitando o horário oficial de Brasília.

Vale ressaltar que o candidato não aprovado na prova prático-profissional poderá computar o resultado obtido na prova objetiva do próximo Exame de Ordem. Os procedimentos para requerer o reaproveitamento do resultado de aprovação na primeira fase do último Exame de Ordem Unificado serão dispostos em edital complementar a ser publicado oportunamente.

Saiba mais sobre o Exame de Ordem Unificado da OAB

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) novamente será responsável pela organização do Exame de Ordem e caso haja qualquer divergência quanto ao requerimento ou dúvidas, o examinando poderá entrar em contato pelo e-mail examedeordem@fgv.br.

Leia também

Supergasbras inscreve para vagas de estágio
Inscrições abertas para trainee na JBS
TalenTI soma mais de 4.600 empregos na área de TI
1ª fase do XXVIII Exame da OAB acontece no domingo (17)
OAB publica edital do XXVIII Exame de Ordem

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.