Fala de Paulo Guedes sobre servidores "parasitas" divide opiniões no congresso

Ministro da Economia diz que servidores públicos são como "parasitas" em busca de benefícios. Guedes diz ter aval de Bolsonaro para avançar projeto.

José Ricardo | jrloliveira@jcconcursos.com.br   Publicado em 07/02/2020, às 17h47 - Atualizado às 18h20

Divulgação - EBC

Em meio as recentes discussões sobre o avanço da reforma administrativa, que deve ser apresentada por meio de proposta de emenda à constituição (PEC), para análise na Câmara dos Deputados e Senado Federal, o ministro da economia Paulo Guedes afirmou que servidores públicos se tornaram um "parasita" que, segundo ele, "exige aumentos automáticos até mesmo quando vê que o hospedeiro está morrendo". Para ele, o funcionalismo já conta, como benefícios, com estabilidade no emprego e aposentadorias generosas.

Líderes de partidos e deputados vinculados ao congresso nacional agora dividem opiniões sobre a fala de Guedes. Ivan Valente, deputado federal pelo PSOL, engenheiro e professor, publicou em seu twitter que "Paulo Guedes compara funcionário público a parasita ao defender a reforma administrativa. O sujeito sempre foi banqueiro, símbolo maior dos que vivem da agiotagem legalizada que suga metade do orçamento da União e vem ofender quem trabalha."

Ivan Valente (@IvanValente) February 7, 2020

Além dele, o Deputado Federal e 1º Vice Presidente da Câmara Marcos Pereira, também deu seu depoimento referente a infeliz fala do Ministro da Economia Paulo Guedes:

"Nós, do Republicanos, somos favoráveis à reforma administrativa, mas o ministro Paulo Guedes não pode chamar todos os servidores públicos de “parasitas”. Não é por aí. Há bons e maus em todo lugar, até mesmo na equipe de Guedes. Ou ele acha que está tudo indo muito bem, obrigado?"

Marcos Pereira (@marcospereira04) February 7, 2020

Leila Barros, ex jogadora da seleção brasileira de vôlei e atual senadora, também deu sua opinião:

"O ministro Paulo Guedes tem todo o direito de defender a Reforma Administrativa, porém é preciso respeitar pais e mães de família e evitar analogias infelizes." https://t.co/biLdHY1Jsv

Leila Barros (Leila do Vôlei) (@leiladovolei) February 7, 2020

Segundo Guedes, a expectativa é de que o texto seja aprovado de forma rápida. "O clima no Congresso é extremamente favorável", disse. "Ao contrário do nosso clima ano passado, quando nós chegamos com a Reforma da Previdência".

Porém, é preciso lembrar que os servidores já em atividade não deverão ser afetados pelas eventuais mudanças na reforma, segundo o governo. 

Com as manifestações imediatas dos deputados, através do twitter, será que o clima é tão favorável assim?

concursos concursos abertos

Leia também

Reforma administrativa: Paulo Guedes deve enviar projeto na próxima semana
Reforma administrativa: proposta deve ser apresentada em fevereiro
Bolsonaro reconhece que Reforma Administrativa precisa de "dosagem" correta
SP: Reforma da Previdência estadual chega à Alesp
O impacto da reforma da previdência para o servidor público