O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF 6) foi instalado hoje (19) na capital mineira, Belo Horizonte. Com isso, aumenta a expectativa pelo primeiro concurso TRF 6, que já conta com comissão formada
Mylena Lira Publicado em 19/08/2022, às 20h02
O Estado de Minas Gerais ganhou um tribunal federal para chamar de seu. O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF 6) foi instalado hoje (19) na capital mineira, Belo Horizonte, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Humberto Martins. Com isso, aumenta a expectativa pelo primeiro concurso TRF 6, que já conta com comissão formada.
As demandas dos mineiros eram atendidas pelo TRF da 1ª Região, com sede em Brasília (DF). O problema é que esse mesmo tribunal concentra as ações de outros 13 estados:
O desmebramento visa agilizar os processos judiciais de Minas, que era responsável, sozinho, por mais de 30% de todos os procesos que tramitam no TRF 1. “O Tribunal Regional Federal da sexta Região é fruto da necessidade de melhor organização da Justiça Federal para garantia de uma justiça rápida e eficiente", afirmou Martins em discurso durante a cerimônia de instalação.
O TRF 6 será presidido pela desembargadora Mônica Sifuentes. Outros 17 desembargadores tomaram posse. Presente no evento, o presidente da República Jair Bolsonaro ressaltou que a criação de um TRF específico para atender Minas Gerais beneficiará todo o país. O novo tribunal está localizado no prédio da Justiça Federal, na avenida Álvares Cabral, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
+Aprenda a vencer o sono sem usar remédio na hora de estudar para concursos públicos
O primeiro concurso do Tribunal Regional Federal da 6ª Região deve contar com oferta de 150 vagas, conforme previsto no orçamento 2022. A quantidade de vagas exatas, assim como os cargos a serem preenchidos e as respectivas remunerações devem ser confirmadas em breve. O concurso TRF 6 já conta com comissão formada e, na sequência, será escolhida a banca organizadora, bem como elaborado o edital de abertura.
Segundo divulgou o jornal O Tempo, boa parte das vagas deve ser destinada aos profissionais de tecnologia da informação. A migração dos sistemas informatizados do TRF 1 para o novo tribunal federal demandaria a contratação de servidores para essa área. Fique de olho no site do JC Concursos, pois novas informações sobre o certame serão divulgadas aqui, conforme as tratativas avancem.
+++O JC concursos disponibiliza mais informações na página do concurso TRF 6.
concursos mg (minas gerais) concursos federais Sociedade Brasil