PM SP adia provas de concurso para soldado devido às chuvas no RS

Válidas pela primeira fase do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo), avaliações objetiva e dissertativa estavam marcadas para 16 de junho, em 51 cidades espalhadas por diversos estados, incluindo o Rio Grande do Sul

Samuel Peressin   Publicado em 17/05/2024, às 07h37 - Atualizado às 07h51

Foto: Divulgação

As provas do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para soldado, inicialmente marcadas para 16 de junho, foram adiadas para 21 de julho devido às chuvas no Rio Grande do Sul.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Válidas pela primeira fase do certame, as avaliações objetiva e dissertativa ocorreriam, além de 37 municípios paulistas, em 14 cidades de outros estados, incluindo a capital gaúcha.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial, a PM anunciou o remanejamento automático dos candidatos que optaram por Porto Alegre como local de aplicação para Criciúma (SC).

Caso desejem, os participantes afetados pela decisão terão entre 22 e 31 de maio para escolher outro município (veja a lista atualizada mais abaixo). A mudança deve ser feita pela mesma página em que foi realizada a inscrição.

O certame é organizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone 0800 283-4628, além do e-mail concursopmespsoldado24@fgv.br.

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril já deixaram ao menos 151 mortos e cerca de 600 mil pessoas fora de casa, conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil. Mais de 450 municípios foram afetados.

Ofertas do concurso da PM SP

Destinado a preencher 2.700 vagas, o processo seletivo recebeu inscrições entre 1º de abril e 8 de maio. Com salário inicial de R$ 4.852,21, a carreira pode ser disputada por candidatos de ambos os sexos.

Além de ensino médio, os demais requisitos do cargo incluem: idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias "B" e "E".

 

Este é o primeiro de dois editais autorizados em dezembro de 2023 pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para 5.400 vagas. A expectativa é que as outras 2.700 oportunidades sejam abertas no segundo semestre.

+ 🌎 Veja a lista de todos os concursos abertos em SP

Como serão as provas

Os candidatos deverão solucionar 60 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação com até 30 linhas. A duração dos exames será de cinco horas. O conteúdo programático engloba:

Ainda sem datas definidas, as demais etapas da seleção incluem: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.

Cidades de aplicação das provas

Conheça mais sobre o trabalho da corporação

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PM SP

+++ Esta é uma notícia útil sobretudo para quem vive em São Paulo. Confira outras publicações relevantes sobre o estado clicando aqui

PM SP
concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre PM SP - Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.