Redação Publicado em 26/12/2023, às 07h15 - Atualizado em 21/11/2024, às 12h09
O concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para carreira de soldado preencherá 2.700 vagas, com salário de R$ 4.852,21. O processo seletivo é organizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Podem concorrer candidatos com ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias "B" e "E". Este é o primeiro de dois editais autorizados em dezembro de 2023 pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para 5.400 vagas.
Policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.
Tatuados podem se inscrever?
Segundo o edital, tatuados podem ingressar normalmente na corporação, mas há exceções. O impedimento se aplica a pessoas com desenhos ou mensagens que:
ofendam valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar;
façam alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas;
preguem violência ou criminalidade;
tenham discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem;
apresentem ideia ou ato libidinoso;
remetam à ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.
Concurso da PM SP: o que vai cair nas provas?
Língua portuguesa:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
Sinônimos e antônimos.
Sentido próprio e figurado das palavras.
Pontuação.
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades.
Mínimo múltiplo comum.
Razão e proporção.
Porcentagem.
Regra de três simples.
Média aritmética simples.
Equação do 1º grau.
Sistema de equações do 1º grau.
Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade.
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras.
Raciocínio lógico.
Resolução de situações-problema.
Conhecimentos gerais:
História geral: Primeira Guerra Mundial. O nazifascismo e a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria. Globalização e as políticas neoliberais.
História do Brasil: A Revolução de 1930 e a Era Vargas. As Constituições Republicanas. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar. A abertura política e a redemocratização do Brasil.
Geografia geral: A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização. Os principais problemas ambientais.
Geografia do Brasil: A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação). A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária. Os impactos ambientais.
Atualidades: fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de seis meses anteriores à publicação do edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.
Informática:
MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010.
MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.
MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.
MS-PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.
Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.
Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
Tópicos básicos de ambientes Google Workspace (Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários) e Microsoft Teams (chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint).
Administração pública:
1. Constituição Federal:
1.1. Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais:
1.1.1. Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos;
1.1.2. Capítulo IV – Dos Direitos Políticos.
1.2. Título III – Da Organização do Estado:
1.2.1. Capítulo VII – Da Administração Pública:
1.2.1.1. Seção I – Disposições Gerais;
1.2.1.2. Seção III – Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
1.3. Título V – Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:
1.3.1. Capítulo III – Da Segurança Pública.
2. Constituição do Estado de São Paulo:
2.1. Título II – Da Organização e Poderes:
2.1.1. Capítulo III – Do Poder Executivo;
2.1.2. Capítulo IV – Do Poder Judiciário:
2.1.2.1. Seção V – Do Tribunal de Justiça Militar e dos Conselhos de Justiça Militar.
2.3. Título III – Da Organização do Estado:
2.3.1. Capítulo I – Da Administração Pública:
2.3.1.1. Seção I – Disposições Gerais;
2.3.2. Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado:
2.3.2.1. Seção I – Dos Servidores Públicos Civis;
2.3.2.2. Seção II – Dos Servidores Públicos Militares;
2.3.3. Capítulo III – Da Segurança Pública:
2.3.3.1. Seção I – Disposições Gerais;
2.3.3.2. Seção III – Da Polícia Militar.
3. Lei Federal Nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação;
3.1. Decreto nº 58.052/12 – Regulamenta a Lei nº 12.527/11, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas.
Curso grátis de língua portuguesa
🔎 Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da PM SP nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo.
A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.