Concurso Prefeitura Santa Cruz do Sul RS inicia preparativos para 285 vagas

A escolha da banca organizadora será o próximo passo para a realização do concurso da Prefeitura de Santa Cruz do Sul RS. Todos os níveis de escolaridade

Camila Diodato   Publicado em 20/05/2019, às 12h59 - Atualizado em 27/06/2019, às 18h05

Divulgação

Foram iniciados os preparativos para a realização do novo concurso da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul (RS). O prefeito Telmo Kirst assinou o termo de referência para começar a licitação de contração da banca organizadora.

A seleção visará a preencher 285 vagas, sendo 33 para cadastro reserva de pessoal e o restante para provimento imediato.

Tais oportunidades do concurso da Prefeitura de Santa Cruz do Sul ficarão distribuídas entre 101 cargos de níveis fundamental completo e incompleto, médio, técnico e superior.

A menor remuneração corresponde R$ 1.220,85, sendo oferecida à carreira de servente. Já o vencimento maior elevado é de R$ 13.032,52 e para a função de médico de Saúde da Família.

Saiba mais detalhes

Somente após a contratação da empresa organizadora é que poderá ser definido o cronograma com todas as etapas do processo seletivo. Espera-se que o edital saia ainda em 2019.

Todos os participantes serão sujeitos à prova objetiva. Mas, dependendo do posto pretendido, também ocorrerá prova prática, exame físico, avaliação psicológica e teste psicossocial.

O concurso da Prefeitura de Santa Cruz do Sul terá validade de dois anos - a contar da sua homologação - podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prova anterior

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores por cargo, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso, direcionando a preparação para o estilo da banca.

O JC Concursos fará o acompanhamento completo do novo processo de seleção do órgão, em contato com os responsáveis pelo avanço do concurso da Prefeitura de Santa Cruz do Sul RS.

Leia também

Concurso TRF 4: veja convocação para capacidade física
Concurso CRP PR: divulgado gabarito para 250 vagas
Concurso PRF: após ação do MPF, banca amplia número de candidatos negros convocados
Concurso CAU RS: prova e gabarito
Concurso Receita Federal: defasagem do órgão pode acelerar novo edital

Sobre Prefeitura Santa Cruz do Sul

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.