Concurso Sorocaba SP 2019 para guardas pede ensino fundamental e altura mínima de 1,65m para homens e 1,55m para mulheres. Inicial de R$ 2 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 26/08/2019, às 14h49 - Atualizado às 15h21
O concurso Sorocaba SP 2019 , prefeitura do interior paulista, a 87 km da capital paulista, para a oferta inicial de 50 vagas imediatas para o cargo de guarda municipal está cada vez mais próximo de ocorrer. Acontece que, no último dia 21, foi confirmado o nome da banca organizadora do certame, que será a Fundação Vunesp. Com isto, a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições possa ser liberado em breve. Novas informações sobre o concurso deverão ser confirmadas em breve
A seleção foi anunciada em maio, pelo secretário de relações institucionais e metropolitanas da prefeitura, Flávio Chaves, em resposta a um requerimento enviado pelo vereador Fausto Peres (Podemos). Para concorrer ao cargo costuma ser exigido apenas ensino fundamental completo, além de altura mínima de 1,65m para homens e 1,55m para mulheres. A remuneração básica da categoria atualmente é de R$ 2.011,71 para o guarda de segunda classe, com jornada de trabalho de 200 horas mensais.
Atualmente, a prefeitura conta com um contingente de 402 guardas, dos quais 31 estão afastados por motivos de saúde e 33 atuam fora da guarda municipal. Desta forma, o contingente ativo atualmente é de apenas 340 guardas.
Destes, metade trabalha em postos fixos e a outra metade é responsável pela prestação de serviços públicos municipais, como o Conselho Tutelar.
O último concurso Sorocaba SP para guardas ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 60 vagas, sendo 50 para homens e dez para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.