Abertas mais 120 vagas em cursos gratuitos

O Centro Paula Souza, responsável pelos processos seletivos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de T

Redação   Publicado em 11/01/2008, às 15h36

O Centro Paula Souza, responsável pelos processos seletivos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado de São Paulo, abriu inscrições para mais 120 vagas no Vestibulinho - 1º semestre de 2008.

As chances são destinadas a novos cursos oferecidas pela Etec Parque da Juventude, localizada no bairro de Santana, em  São Paulo. São 60 vagas para o curso técnico de Dança e outras 60 para Música. Ambos contarão com turmas nos períodos da manhã e da tarde.

Outras vagas

Também para o Vestibulinho 2008, o Centro Paula Souza está oferecendo outras 560 novas vagas. As oportunidades são para três classes descentralizadas – unidades que funcionam em parceria com prefeituras ou empresas da região, sob a administração de uma Etec – nas cidades de São Paulo (bairro da Vila Madalena), Itapira e Vargem Grande do Sul.

Na Capital, as chances são para cursos técnicos em Administração (120 vagas) e Web Design (80). Em Itapira, as oportunidades contemplam as áreas de Administração e Informática (80 vagas cada). Por fim, Vargem Grande do Sul oferece 120 vagas para o ensino médio e mais 80 chances para o curso técnico de Informática.

Na Capital, as chances são para cursos técnicos em Administração (80 vagas), Redes de Computadores (40) e Web Design (40). Em Itapira, as oportunidades contemplam as áreas de Administração e Informática (80 vagas cada). Por fim, Vargem Grande do Sul oferece 120 vagas para o ensino médio e mais 80 chances para o curso técnico de Informática.

Inscrições

Para concorrer às vagas do ensino médio o candidato deve ter concluído o nível fundamental. Já aqueles que pretendem candidatar-se aos cursos técnicos precisam estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio ou já ter concluído esse ciclo.

As inscrições para as 120 vagas da Etec Parque da Juventude poderão ser realizadas até o dia 16 deste mês. Já para os interessados nas 520 vagas das três classes descentralizadas o prazo termina em 15 de janeiro. Veja os locais de inscrição:

• São Paulo - Etec Parque da Juventude: av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – tels. (11) 6221-0086/0098/0923;
• São Paulo - Etec Guaracy Silveira: rua Ferreira de Araújo, 527 - Pinheiros – tel. (11) 3031-6208;
• Itapira - Centro de Valorização do Trabalhador (CVT 1): rua Vitório Coppus, 122 - São Benedito – tels. (19) 3863-1206/ 3813-1771;
• Vargem Grande do Sul – Prefeitura: praça Washington Luis, 643 – Centro – tel. (19) 3671-1170.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher a ficha no local e efetuar o pagamento de taxa no valor de R$ 20,00.

Prova

As provas para as novas vagas do Vestibulinho serão aplicadas no dia 27 deste mês às 13h30. Para as três classes descentralizadas, os candidatos serão testados em Português e Matemática (30 questões). Já aqueles que se candidatarem à seleção da Etec Parque da Juventude farão, além do exame normal, provas de habilidades específicas conforme a área escolhida:

• Dança - a prova de aptidão terá exercícios em técnica de dança, criatividade e expressão corporal. O candidato deve comparecer com roupas adequadas que permitam a observação de seus movimentos pela banca examinadora;
• Música - a prova teórica, de aptidão, terá questões com conteúdos específicos de música. Durante a parte prática, o candidato deve executar uma peça musical de livre escolha para uma banca examinadora, além de fazer a leitura rítmica e melódica. Na execução instrumental o candidato deverá levar o seu próprio instrumento e acessórios. 

Os locais de prova deverão ser consultados nas unidades e nos sites www.vestibulinhoetec.com.br e www.centropaulasouza.sp.gov.br. A lista de classificação geral dos participantes será anunciada nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Inclusão social

Os candidatos ao Vestibulinho podem beneficiar-se do "Sistema de Pontuação Acrescida", no qual estudantes afrodescendentes têm um acréscimo de 3% à nota obtida na prova e oriundos da rede pública 10% a mais em relação ao resultado conquistado no exame. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, o porcentual será de 13% a mais na nota final.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. Já os egressos do ensino público deverão apresentar cópia simples do histórico escolar do ensino fundamental ou da declaração escolar, discriminada série a série, para comprovar que cursaram integralmente da 5ª à 8ª série na rede pública municipal, estadual ou federal. A cópia ficará na Etec como comprovante.

Vestibulinho

Além dessas novas oportunidades, o Centro Paula Souza já havia aberto processo seletivo para preencher mais de 51 mil vagas nas Etecs em todo o Estado. As provas ocorreram em 11 de novembro.

A lista de classificação geral dos candidatos que participaram da referida seleção foi divulgada na última quinta-feira, dia 10. A mesma pode ser conferida nos sites do Vestibulinho e do Centro Paula Souza.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Região Metropolitana de São Paulo) e 0800-772 2829 (Interior do Estado).


Rogerio Jovaneli

Sobre Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.