O órgão ainda não tem definida a nova data do exame.
Redação Publicado em 11/02/2010, às 11h56
A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do nível de conclusão do ensino fundamental, foi adiada e ainda não há nova data estabelecida. A aplicação do exame iria ocorrer no dia 21 de fevereiro.
A confirmação do adiamento da prova foi divulgada na última quarta-feira, dia 10, pela assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o órgão, a prova foi adiada em razão de readequação do processo: “O Inep está reestruturando todo o projeto básico que norteia a execução do exame, fortalecendo a estrutura de segurança e logística para o projeto”, informou.
Para este exame, de acordo com o Inep, cerca de 370 mil pessoas se inscreveram.
Exame – A partir deste ano, a avaliação será feita pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A prova avalia competências e habilidades de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. Caso obtenha a pontuação mínima exigida, o candidato é aprovado e recebe a certificação de proficiência do ensino fundamental.
A idade mínima exigida para participar do Encceja do ensino fundamental é de 15 anos completos até o dia da prova. Já para a certificação do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.
Prova – A avaliação será composta por 30 questões de múltipla escolha de cada uma destas disciplinas: língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais. Além disso, o candidato também deverá elaborar uma redação.
Patricia Magalhães/SP
Veja também:
O exame oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Até 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também tinha essa função, mas desde o ano passado os objetivos das provas foram desagregados.