MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PDE tem adesão em todo o território nacional

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a adesão de todos os 27 estados brasileiros ao Plano.

Redação
Publicado em 31/03/2008, às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a adesão de todos os 27 estados brasileiros ao seu Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os municípios que o seguirem receberão ajuda técnica e financeira do governo federal.

Com início na Bahia, em maio de 2007, e término, neste mês, em São Paulo, a Caravana da Educação conseguiu colher a assinatura de todos os governadores e mais de 5.300 prefeitos, que concordaram em cumprir o plano de metas do Compromisso Todos pela Educação, que contém 28 diretrizes cujo foco é o aprendizado do aluno.

Entre as diretrizes, está a que prevê a alfabetização de todas as crianças até os seus oito anos de idade e aplicação da Provinha Brasil para alunos da 2a série do ensino fundamental, um instrumento que verificará esse processo de alfabetização e letramento e levará professores, diretores e as redes escolares a analisar quanto cada aluno sabe ler e escrever e quais são suas dificuldades e habilidades.

As redes de ensino municipais deverão, a princípio, elaborar um diagnóstico da educação local, com base no qual seus educadores traçarão, junto com representantes do MEC, o Plano de Ações Articuladas (PAR), com estratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem em todo o estado.

O indicador utilizado para acompanhar a evolução do ensino é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cuja média nacional, em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, numa escala entre zero e dez, é de 3,8. Em São Paulo, por exemplo, o índice é de 4,5 e deverá chegar a 6,6 em 2022.

O PDE também propõe a criação do Fundo Nacional de Formação Técnica e Profissional (Fundep), que prevê a destinação de recursos a 11 entidades, tais como Senai, Senac e Sebrae, à medida em que estas oferecerem cursos gratuitos à comunidade.

A iniciativa do governo federal tem o objetivo de equiparar, até 2022 – ano do Bicentenário da Independência –, a qualidade da educação brasileira à dos países desenvolvidos.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MEC

MEC - Ministério da Educação
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

31/03/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.