Tudo Sobre

Concurso CPTM

Começam hoje as inscrições para Aprendiz

24 vagas em curso de formação destinado a jovens, de ambos os sexos, com o ensino médio completo.



Redação
Publicado em 28/04/2008, às 11h09

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – dá início hoje às inscrições para o seu novo concurso público destinado ao cargo de Aluno Aprendiz. No total, serão oferecidas 24 vagas, sendo 16 para formação de Técnicos em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos e oito oportunidades para Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos.

Os cursos serão ministrados no Centro de Treinamento e Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, unidade educacional mantida pela empresa em convênio com o Senai.

Será reservado o porcentual de 5% do total de vagas em cada especialidade para portadores de deficiência. Caso as oportunidades não sejam preenchidas por candidatos nessa condição, por reprovação ou eliminação do concurso, elas serão ocupadas pelos demais participantes, observada a ordem geral de classificação.

Podem inscrever-se a essa seleção jovens, de ambos os sexos, com o ensino médio completo (antigo segundo grau), nascidos entre 1º de agosto de 1986 e 1º de agosto de 1991.

Candidatos matriculados em algum dos cursos oferecidos pelo Senai (Curso de Aprendizagem Industrial ou Técnico) ou pelo Centro de Formação Profissional da CPTM, ou que já tenham realizado algum deles nessa escola não poderão inscrever-se no concurso.

Os cursos Técnicos de Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos e de Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos têm por objetivo habilitar os Alunos Aprendizes em planejamento, supervisão e execução dos serviços das ações de manutenção em transportes sobre trilhos, por meio de técnicas, procedimentos e métodos de trabalho.

Os participantes deverão ter disposição para atuar no horário das 7h às 11h e das 12h às 16h, na fase escolar, e das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, durante a realização de estágio. A duração do período de formação dos Alunos Aprendizes será de 24 meses.

Atuando na função de Aluno Aprendiz, sob o regime da CLT e da Legislação pertinente, os jovens selecionados terão direito à remuneração na seguinte proporção:

• durante o 1° ano: 1 salário mínimo;

• no 2° ano: 1,5 salário mínimo.

Os participantes dessa seleção realizarão prova de Conhecimentos Teóricos, no dia 8 de junho, composta por 40 questões, valendo 2,5 pontos cada, abrangendo as disciplinas de Português e Matemática (20 questões cada).

Confira, a seguir, o conteúdo programático referente a essa seleção:

Língua Portuguesa – Fonologia: classificação dos fonemas; encontros vocálicos e consonantais; sílaba; tonicidade; ortografia oficial; acentuação gráfica. Morfologia: flexão nominal e verbal; pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação; emprego de tempos e modos verbais; vozes do verbo. Sintaxe: concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; ocorrência de crase; pontuação. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Interpretação de textos;

Matemática – Números reais: operações; números e grandezas proporcionais: razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples; equações; inequações e problemas de 1º grau; equações e problemas de 2º grau; sistemas de medidas: decimal e não decimal. Geometria plana: cálculo de áreas e volumes.

Os locais e horários de realização do exame serão revelados a partir do dia 2 de junho. Já o gabarito da prova será divulgado no dia 9 do mesmo mês.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos na prova, desde que não zere em nenhuma das duas disciplinas.

Os classificados ainda serão submetidos à Avaliação de Perfil Profissional e à Avaliação Médica.

Admissão do aluno

A admissão do Aluno Aprendiz ocorrerá mediante apresentação dos seguintes documentos:

• RG (original e duas cópias);

• CPF (original e duas cópias);

• PIS/PASEP (se houver, providenciar original e duas cópias ou a CPTM irá providenciar);

• Título de Eleitor (se houver, providenciar original e duas cópias) e o último comprovante de votação;

• Comprovante de escolaridade - conclusão do ensino médio, com data atual (original e duas cópias);

• Comprovante de endereço (duas cópias da conta de luz/telefone, de preferência, com Cep);

• Carteira de trabalho – CTPS;

• 2 fotos 3 x 4.

O aluno convocado deverá consolidar o processo de admissão em 1º de agosto (data de início do curso), caso contrário não mais será admitido e a vaga será oferecida ao candidato subseqüente.

O ex-aluno (Aprendiz) poderá ser contratado, por prazo indeterminado, pela CPTM, para suprir vaga que surgir no período de até 12 meses após a publicação da homologação da classificação final desse concurso. As contratações seguirão a ordem de classificação, reservando o porcentual de 5% do total de vagas que vierem a ser abertas para os portadores de necessidades especiais.

A admissão do ex-aluno ocorrerá em período experimental de 90 dias, mediante apresentação dos seguintes documentos: RG; CPF; PIS/PASEP; Título de Eleitor (com comprovante de voto na última eleição); Certificado Militar (Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista); Comprovante de Escolaridade (com firma reconhecida); Comprovante de Endereço (conta de luz/telefone, de preferência, com CEP); Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos dependentes (se for menor de sete anos – duas cópias); Carteira de Vacinação dos dependentes (até cinco anos de idade).

Os interessados em participar do concurso deverão efetuar as inscrições, até 11 de maio, por meio do site da Conesul, empresa responsável pelo processo de seleção. O endereço é o www.conesul.org.

Quem não possui computador com acesso à Internet poderá inscrever-se nos postos do programa “Acessa São Paulo”, do Governo do Estado de São Paulo, ou nos Telecentros, da Prefeitura/SP. Ambos os serviços são gratuitos.

Na CPTM, há unidades do “Acessa São Paulo” nas Estações Brás, Barra Funda, Tatuapé, Dom Bosco, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Piqueri, Pinheiros, Granja Julieta e Socorro.

No ato da inscrição, será necessário imprimir o boleto e pagar a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 11,30, em toda a rede bancária.

Redução de taxa

Poderão solicitar a redução de 50% do valor da taxa de inscrição os candidatos que preencherem os seguintes requisitos:

I – sejam estudantes e estejam matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio; curso pré-vestibular; nível superior (graduação ou pós-graduação);

II – recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou estejam desempregados.

Confira, no edital do concurso (ver arquivo abaixo), todos os procedimentos necessários para a obtenção do benefício da redução da taxa. O resultado será divulgado no dia 5 de maio.

Rogerio Jovaneli/SP

+ Resumo do Concurso CPTM

CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Vagas: 24
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Conesul
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

28/04/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas