Asserttem prevê 565 mil vagas temporárias no último trimestre de 2021

A Asserttem aponta que nos meses de outubro, novembro e dezembro devem ser disponibilizadas mais de 565 mil vagas temporárias

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 22/09/2021, às 10h36 - Atualizado às 10h42

Divulgação

O último trimestre de 2021 promete trazer alento para inúmeros desempregados brasileiros. Devido às datas sazonais como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, a geração de vagas formais por meio do Trabalho Temporário deve crescer cerca de 20% com relação ao mesmo período de 2020, segundo previsão da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário).

A entidade aponta que nos meses de outubro, novembro e dezembro devem ser disponibilizadas mais de 565 mil vagas temporárias, diante das 471.300 vagas de 2020. "Trata-se de uma projeção cautelosa devido à insegurança econômica que as empresas ainda enfrentam por causa da pandemia da Covid-19", afirma o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu.

De acordo com ele, muitas empresas estão com receio das dificuldades que se apresentam na economia brasileira. "Mas, é fato que quando elas conhecem a modalidade do Trabalho Temporário se arriscam mais", diz. "As empresas entenderam que não é preciso ter medo de contratar temporários, pois se termina sua necessidade, encerra-se o contrato. Cenário que não é possível quando se trata de um empregado efetivo, pois a burocracia é muito maior", completa.

Para Abreu, o Trabalho Temporário ajuda as empresas nesse momento de incerteza por ser uma opção formal de contratação, rápida, mais acessível financeiramente, flexível e que garante segurança econômica e jurídica tanto para os trabalhadores quanto para os contratantes.

"Temos observado que ao se apoiarem na modalidade e perceberem que as coisas caminham dentro do esperado, as empresas acabam efetivando esses profissionais. Tanto que a taxa de efetivação de temporários segue em 22%, um número expressivo", explica.

Veja setores e datas sazonais que devem impulsionar o mercado

Segundo a Asserttem, 60% das contratações temporárias deste último trimestre serão impulsionadas pela Indústria, seguido de 25% do setor de Serviços e 15% pelo Comércio.

"Apesar da reabertura, o Comércio segue cauteloso com relação às contratações. Porém, ainda há uma oportunidade de alta, visto que o setor que está desabastecido de trabalhadores devido à pandemia", frisa Abreu.

O presidente da associação reforça que, neste ano, o setor da Indústria voltou a surpreender pelo volume de contratações temporárias, mantendo-as em alta por todos os meses. "Mas, a partir de novembro, acreditamos que teremos um arrefecimento das contratações por este setor", comenta.

Com relação ao Natal de 2021, além da possível alta nas contratações temporárias pelo Comércio, a Asserttem projeta um crescimento de vagas pelo setor de Serviços. "Acreditamos que o ano se encerre com destaque deste setor, principalmente no que se refere aos Serviços Pessoais, como hotéis, empresas de aviação, salões de beleza, clínicas médicas, que estão contratando e devem efetivar grande parte destes temporários ", conclui Abreu.

empregos vagas de emprego

Leia também

Mogi Conecta Emprego reúne mais de 300 vagas abertas na Grande SP
Jundiaí Shopping, Agência Espacial, AEC e mais empresas oferecem 1.050 vagas
Cadmus e Supergasbras oferecem vagas de estágio
Texneo oferece vagas de estágio em diversas áreas; veja detalhes
Ambev amplia inscrições para 300 vagas de estágio e trainee; veja novo prazo