Estudos também apontam que o setores de Tecnologia e Logística serão os mais requisitados durante 2023
Victoria Batalha Publicado em 06/02/2023, às 08h54 - Atualizado às 09h03
Em 2023, o Brasil vai precisar de 77 mil técnicos industrias para suprir a demanda do mercado, é o que aponta um estudo do Observatório Nacional da Indústria. Uma ótima oportunidade para quem deseja se ingressar no mercado de trabalho este ano e nos próximos, principalmente porque os cursos técnicos possuem um menor tempo de formação.
Além disso, o Mapa de Trabalho Industrial de 2022-2025 também aponta que o país vai precisar qualificar 9,6 milhões de profissionais em ocupações industrias, sendo que deste número, dois milhões precisam ser em formação inicial, cujo objetivo é repor os inativos e preencher as novas vagas que irão surgir. 7,6 milhões serão para a formação continuada.
497 mil novas vagas formais devem ser criadas nos próximos quatro anos nas áreas de indústrias, saindo do número de 12,3 milhões para 12,8 milhões de empregos com carteira assinada. As vagas vão precisar de conhecimento relacionado à produção industrial.
Os setores que terão uma maior demanda e criação de novas vagas por técnicos no país são de:
Logística está em alta devido à pandemia da Covid-19, já que muitas empresas precisaram se adaptar para a distribuição das mercadorias e também ao acesso dos produtos.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também espera a criação de 500 mil novas vagas de emprego em 2023. Ainda consideram que o setor que vai ficará em alta durante este ano setá o de Tecnologia da Informação (TI). Outro fator que a instituição espera a que 100 mil vagas serão voltadas para profissionais qualificados.
Atualmente existem aproximadamente dez milhões de brasileiros desempregados no país. Por isso, a instituição destaca a importância de se qualificar durante esse período para poderem voltar a se inserir no mercado. O Senai e Sebrae oferecem diversos cursos qualificatórios sem nenhum custo.