MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Brasil teve um crescimento de 80% na criação de vagas na área de TI, revela pesquisa

Esse crescimento ocorreu em dez anos, tendo um aumento de quase 40% apenas entre 2022 e 2023 na criação de vagas no setor de TI

O número de criação de vagas no setor de TI cresceu no últimos anos
O número de criação de vagas no setor de TI cresceu no últimos anos - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/02/2023, às 07h58 - Atualizado às 08h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) está sempre bem aquecido, sendo uma das grandes apostas do futuro, mesmo com o crescimento das demissões em massa nas big techs. Segundo uma pesquisa feita pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), houve um crescimento de 80% no número de criação de vagas no setor de TI entre 2011 e 2021. Para poder chegar a esse resultado, foi utilizado dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia.

Em 2021 foram criadas 632 mil vagas de emprego no Brasil na área de TI. São Paulo liderou o ranking, concentrando 42% das vagas. Sendo seguido por Minas Gerais (9%), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (7%), Santa Catarina e Paraná (6%). Ainda conforme o levantamento, no Paraná, 50% das vagas ficaram concentradas na capital do estado. 

São Paulo também é o estado que mais concentra empresas de TI, com 42% (117 mil empresas). Minas Gerais fica em segundo lugar, com 9%e em terceiro lugar fica o Paraná, com 8% (23 mil empresas). 

Mesmo em crise, o setor de TI continua aquecido

Apesar das demissões em massa nas big techs como Amazon, Google, Meta e Microsoft, o setor de TI continua a todo vapor e com uma alta demandas por mão de obra qualificada. Em janeiro de 2022 existiam 24 mil vagas disponíveis na área, em janeiro de 2023 esse número subiu para 33 mil vagas, um crescimento de 38% de acordo com uma pesquisa da Cortex em pedido da Forbes Brasil. 

Outro ponto que indica esse crescimento é que dos 25 cargos em alta para 2023 do LinkedIn, dez são para o setor de tecnologia. O fez o setor ter um crescimento tão elevado foi a pandemia de Covid-19, que teve uma alta demanda de profissionais para suprir a necessidade do mercado durante a crise do coronavírus. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.