MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Senai estima 400 mil vagas de empregos para 2023; veja setores em alta

Cerca de 100 mil vagas serão para profissionais qualificados; descubra quais são os setores em alta para o próximo ano

Jovens observando como funciona uma máquina industrial
Jovens observando como funciona uma máquina industrial - Agência Brasil
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/09/2022, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estima que em 2023 serão geradas 400 mil novas vagas de emprego. O setor que vai ficar mais em alta no próximo ano será o de tecnologia da informação (TI). Além disso, a instituição aponta que aproximadamente 100 mil vagas serão voltadas para profissionais mais qualificados.

De acordo com o estudo “Mapa do Trabalho Industrial - versão 2019-2023”, realizado pelo Senai, profissões que estão ligadas a tecnologia vão ficar ainda mais em alta em 2023. A busca por profissionais qualificados também será ainda maior no próximo ano e o Senai destaca a importância de se qualificar nesse período.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 10 milhões de pessoas desempregadas e a dificuldade financeira acaba impedindo que esses brasileiros busquem uma qualificação antes de se inserirem novamente no mercado de trabalho. Porém existem diversas instituições que oferecem cursos qualificatórios sem nenhum custo, sendo o Senai um desses lugares.

Setores em destaque em 2023: 

  • Logística e Transporte;
  • Metalmecânica;
  • Energia e Telecomunicação;
  • Tecnologia da Informação;
  • Alimentos;
  • Construção.

Atualmente, existem diversas possibilidades para se realizar cursos qualificatórios sem nenhum custo e com a possibilidade de encaixar na rotina do trabalhador. O tempo de cada curso depende da instituição e da área em que o interessado está fazendo.

Para conferir os cursos qualificatórios do Senai estão disponíveis no site Mundo Senai. A cada curso concluído, a pessoa receberá um certificado da instituição. 

DICA - A editoria de empregos no site da JC Concursos pode ser um aliado na busca de uma nova carreira profissional. Pensando em auxiliar trabalhadores e estudantes, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos em vários setores. Além disso, é possível acompanhar dicas de como melhorar o seu currículo, se sair bem durante a entrevista de emprego e o que está em alta no mercado de trabalho no momento.

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.