Os eventos acontecerão em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte no dia 30 de novembro e, no dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 25/11/2019, às 10h00 - Atualizado às 10h09
Se você pretende cursar uma graduação ou pós-graduação em universidades francesas, é bom ficar de olho no evento da equipe do Campus France Brasil, que estará de portas abertas para tirar as suas dúvidas sobre o processo seletivo. Os eventos acontecerão em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte no dia 30 de novembro e, no dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Durante o evento, serão realizadas sessões de atendimento individual, apresentações sobre os estudos na França e ateliês práticos sobre o dossiê de candidaturas. Os participantes poderão aproveitar para descobrir quais são os documentos necessários, como formular o seu projeto de estudos e escrever as suas motivações.
Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas. Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 400 a 3.770 euros anuais. Nas universidades privadas, o custo pode variar entre 5.000 e 12.000 euros por ano.
Vale destacar que com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.
Por meio de assessoria de imprensa, o Campus France Brasil informa que ao realizar a candidatura através da plataforma “Etudes en France”, disponível no link https://bit.ly/37uXfPj (encurtado e seguro), os candidatos já concorrem, automaticamente, à bolsa “Bienvenue en France”, oferecida pela Embaixada da França no Brasil. A bolsa prevê uma exoneração parcial do custo anual de formações realizadas em instituições públicas francesas sob tutela do Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa e Inovação.
Os beneficiados deverão arcar, na sua chegada na França, com uma inscrição equivalente a 170 euros anuais para graduação e 243 euros anuais para a pós-graduação. A bolsa não é um auxílio financeiro e não prevê a exoneração de outras taxas, como a tarifa do procedimento de candidatura ou pré-consular, taxas consulares, seguros, passagens aéreas etc.
São Paulo
Brasília
Belo Horizonte
Rio de Janeiro