Especialista separou quais serão as principais tendências para o próximo ano no mundo corporativo; CONFIRA
Victoria Batalha Publicado em 27/12/2022, às 09h35 - Atualizado às 09h40
Faltando apenas uma semana para o início de 2023, o mundo corporativo já separou quais serão as tendências dentro do mercado para o próximo ano. Diversos segmentos tiveram que se adaptar à nova realidade para manter seus colaboradores engajados.
Para a fundadora e CEO da Building 9, Constanza Hummel, entende que as movimentações que vem acontecendo dentro do mercado de trabalho são importantes para criar um planejamento bem sucedido para as empresas. “No momento de traçar metas e as estratégias para a empresa, é fundamental que o líder tenha uma noção antecipada das próximas tendências que virão”, comenta.
Tendo isso em mente, Constanza separou as tendências que irão ganhar ainda mais destaque em 2023 dentro do mercado de trabalho.
Habilidades comportamentais: também conhecido como soft skills, as habilidades comportamentais estão cada vez mais valorizadas dentro do mercado. Essas competências que estão ligadas à personalidade do profissional e a forma que ele se comporta estabelecendo relações interpessoais são importantes para líderes e gestores.
Retenção de talentos: uma dificuldade que as empresas vem enfrentando nos últimos tempos é a retenção de talentos e a falta de mão de obra qualificada. Por isso, cada vez as empresas estão focadas em diminuir a rotatividade de funcionários. É importante criar estratégias e meios de manter a equipe engajada.
Saúde mental: o tema vem ganhando cada vez mais espaço e importância, virando um sinônimo de sucesso para as empresas. É importante investir em ações que ajudem a garantir o bem-estar dos profissionais.
Trabalho remoto: o home office ganhou força devido ao Covid-19, como estratégia de frear a disseminação do vírus. Muitas empresas e funcionários perceberam os benefícios do trabalho remoto, como mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, com horários flexíveis. Além de permitir que os profissionais trabalhem em qualquer lugar do mundo.
Autonomia: os modelos de trabalho remoto e híbrido oferecem mais liberdade para os colaboradores, permitindo uma maior produtividade e engajamento. Além disso, essa autonomia permite o desenvolvimento de habilidades como gestão de tempo e disciplina.