Profissionais de TI relatam longas horas de trabalho, ultrapassando 12 horas diárias, gerando Síndrome de Burnout como consequência; veja dicas para se previnir
Victoria Batalha Publicado em 23/09/2022, às 09h31 - Atualizado às 09h32
A pandemia trouxe diversas mudanças e consequências para as vidas dos trabalhadores e empresas. Uma das principais consequências foi o esgotamento mental, também conhecido como a Síndrome de Burnout, que já se era falada desde o início dos anos 70, mas ganhou mais relevância durante a pandemia do coronavírus. Independente da área e gênero, qualquer pessoa está suscetível a ser acometida por esse cansaço causado pelo trabalho, sendo os profissionais de Tecnologia da Informação (TI), um deles.
Por causa da pandemia de Covid-19, grande parte dos trabalhos passaram a ser realizados remotamente, gerando em muitos casos, longas jornadas de trabalho, em que muitas vezes ultrapassavam 12 horas diárias. Além disso, teve o isolamento social, que impediu o contato físico e interação com outras pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Blind, 73% dos 6.789 profissionais de TI que foram entrevistados, se consideram esgotados por diversas razões. 26,7% disseram que não conseguem dividir o trabalho da vida pessoal. O isolamento social, trabalho remoto, jornadas longas de trabalho que chegavam a ultrapassar 12 horas diárias de trabalho.
Ainda segundo o estudo realizado pela Blind, 20,5% dos profissionais de TI sentem que possuem uma carga de trabalho incontrolável. O estudo realizado pela AppDynamics, feito com 1050 profissionais da área de tecnologia, relatou que 75% dos entrevistados sentem que a pandemia criou uma maior complexidade no trabalho.
Isso porque houve um maior acúmulo de trabalho que ainda ficou aliado à aceleração dos projetos, fazendo com que muitos profissionais do TI precisassem estender suas jornadas, trabalhando até mesmo durante a madrugada e fins de semana, para que pudessem cumprir os prazos dados.
“Em alguns casos, os profissionais de tecnologia são forçados a trabalharem por muito mais horas do que o combinado, com a finalidade de cumprir prazos e metas estabelecidos pelas empresas, e isso prejudica a saúde mental destes indíviduos”, explica João Gabriel, Head de Tecnologia da Ideen.
Uma das soluções para evitar essa sobrecarga no trabalho e por consequência, a Síndrome de Burnout, a comunicação entre funcionários e supervisores é essencial.
Os profissionais que perceberem os primeiros sintomas do esgotamento, devem buscar ajuda profissional como psicólogos e psiquiatras. As empresas também necessitam ficar atentas aos sinais que os profissionais dão. Abrindo um espaço para comunicação e confiança entre funcionário e empresa.
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