O Canadá é reconhecido por ser um país aberto e receptivo em relação a contratação de estrangeiros; SAIBA MAIS
Victoria Batalha Publicado em 10/01/2023, às 08h58 - Atualizado às 09h04
Muitas pessoas sonham em trabalhar em outro país, sendo o Canadá um lugar muito requisitado devido às diversas vantagens que o país norte-americano oferece. Como boas condições na qualidade de vida e bons salários, além de ser conhecido por abrir portas para estrangeiros. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Statistics Canada, o país teve um registro de 453 mil novas vagas de trabalho.
Além disso, o governo canadense tem interesse em reter talentos dentro do país, por isso costuma atrair candidatos de diversos lugares do mundo. Outro ponto que torna o Canadá tão interessante é que os estudantes estrangeiros são permitidos de trabalhar no país e ainda podem aproveitar dos mesmos direitos trabalhistas dos profissionais nativos.
O país é feito por imigrantes, por isso costuma ser bastante receptivo com pessoas de fora. Porém, é necessário ter domínio na língua inglesa ou francesa antes de se candidatar.
Convite de Trabalho - LMIA
É possível ser convidado a trabalhar no Canadá com o Labour Market Impact Assessment (LMIA), que é um programa que ajuda empregadores canadenses a contratar trabalhadores estrangeiros.
Nesta modalidade, a empresa faz uma oferta de emprego e o trabalhador estrangeiro ganha o direito de viver no país enquanto estiver empregado pela empresa que fez o convite.
Além disso, é preciso que a empresa prove para o governo que não podem encontrar trabalhadores canadenses ou residentes permanentes que possam ocupar a vaga. Caso você consiga um convite LMIA, vai precisar de um visto de residência temporária e um Open Employer-specific Work Permit.
Post Grad Work Permit - PGWP
Essa modalidade é voltada para estudantes que tenham finalizado algum tipo de curso no ensino superior no Canadá em alguma instituição pública ou credenciada no Designated Learning Institutions List (DLI).
Esse programa de residência temporária dá permissão para que o aluno entre em pedido de visto após terminar os estudos em até 180 dias ou no máximo de 3 anos.
Co-op
O programa de ensino profissional ou superior, Co-Operative Education, se divide entre aulas teóricas e estágio, permitindo que estrangeiros trabalhem no país. O estágio é obrigatório para a conclusão do curso.
Essa modalidade é oferecida pela escola em parceria com entidades privadas e é realizada após a conclusão do curso ou vai se intercalando com os semestre de estudo. O estágio pode ou não ser remunerado.
A permissão para trabalhar no Canadá que diferencia da categoria Co-Op é o Employer-Specific Work Permit. A autorização só é emitida caso o estágio esteja relacionado com a área de estudos da instituição canadense. Após conseguir o visto é preciso tirar o Número de Segurança Social do Canadá (SIN).
Outra maneira de trabalhar no país é pelo Express Entry (EE), que é um programa canadense que escolhe pessoas qualificadas para morar no Canadá.