Empregos verdes oferecem salários 20% maiores; Entenda

Segundo estudo, 10% das vagas exigem que o profissional tenha ao menos uma habilidade verde

Victoria Batalha   Publicado em 21/03/2023, às 08h01 - Atualizado às 08h08

Freepik

A procura por profissionais que possuam as green skills, ou habilidades verdes, está cada vez maior dentro do mercado de trabalho. Porém, outro ponto que chama a atenção, segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), chamado de “Bridging the Great Green Divide” (Superando a Grande Divisão Verde, em tradução livre), os empregados verdes oferecem salários 20% acima da média em relação aos outros profissionais. 

Em alguns países, como Portugal, as mulheres vêm crescendo dentro do mercado verde, representando cerca de 32% das profissionais nas áreas de sustentabilidade

Outro ponto que o relatório da OCDE trouxe, é que teve um aumento de 30% nas ofertas de empregos verdes em relação às vagas nos demais setores.  Porém, de modo geral, ainda existem faltas de profissionais qualificados e que possuam green skills. 

O que é Green Skills?

Profissionais que possuem green skills também são chamados de talentos verdes pelo mercado. E são as habilidades voltadas para a sustentabilidade e atividades econômicas. Os talentos verdes ajudam a criar estratégias para diminuir poluição ou ajudar na conservação do meio ambiente. 

Porém, se engana que os talentos verdes ou green skills são encontradas apenas em ambientalistas, engenheiros ou biólogos. Qualquer profissional podem desenvolver as habilidades verdes. Por exemplo, na fábrica têxtil ou na área de moda, podem existir designers que usam ou desenvolver matérias mais sustentáveis. Ou vendedores que escolhem por vendas onlines para diminuir a poluição em viagens. 

Empresas também podem adotar estratégias, como oferecer veículos elétricos para os seus funcionários se deslocarem de um lugar para outro durante os negócios. 

Outra pesquisa realizada pela rede social corporativa, LinkedIn, teve um aumento de 9,6% na contratação de talentos verdes em 2015 e de 13,3% em 2022. Os dados pertencem ao relatório chamado Global Green Skills Report 2022. Em 2021, ao menos 10% dos anúncios de empregos tinham exigência de ao menos uma habilidade verde.