Para quem quer se inserir no mercado de trabalho ou quer mudar de área, essas estratégias podem ajudar a conquistar a tão sonhada vaga
Victoria Batalha Publicado em 13/12/2022, às 10h34 - Atualizado às 10h41
Mesmo com a taxa de desemprego caindo 8,9% no último trimestre do ano, ainda há cerca de 9,7 milhões desempregadas no Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE em setembro. Esse é o número mais baixo desde julho de 2015, o que indica um aquecimento no mercado de trabalho neste período pós-pandemia.
Para o consultor de carreira, Alexandre Weiler, da ESIC Internacional, para alguém conquistar uma vaga de emprego é preciso ter disciplina, flexibilidade e humildade. “Para a pessoa que está em transição de carreira, é importante considerar a possibilidade de não conseguir um emprego com o mesmo salário que tinha antes da pandemia”, ele ainda completa que caso isso aconteça, não é para que profissional se sinta menor ou rebaixado, mas para continuar mantendo contatos e deixando o currículo sempre atualizado.
Alexandre ainda diz que para quem busca primeiro emprego, é preciso aprender sobre as áreas que deseja atuar, antes mesmo de sair da faculdade. “Ter a vivência profissional antes da formação ajuda a planejar uma carreira de sucesso.”, explica.
O especialista ainda dá dicas para quem está buscando um emprego e como conquistar uma vaga, que podem fazer todo o diferencial quando se candidatar para uma.
Seja disciplinado: Procure diariamente por vagas e sempre se mantenha atento às suas redes sociais, e-mail e telefone.
Analise as possibilidades: Toda proposta pode ser válida, então analise cada uma com cuidado e veja as vantagens que podem oferecer. Como mudança de cidade, salário, benefícios e segmentos. Porém, às vezes vai ser preciso abrir mão de alguma coisa.
Flexibilidade: Esteja aberto para os modelos de trabalho que podem te oferecer, como remoto, híbrido, startup. Sempre mantenha sua mente aberta para as possibilidades que possam surgir.
Humildade: É preciso entender que a economia anda menos aquecida e por isso pode ser preciso começar com cargos mais baixos e salários menores. Porém isso não é motivo para se desmotivar, continua se esforçando.
Além disso, ele destaca como é importante investir na formação e aprendizado contínuo para que a vida profissional continue crescendo. Se possível, busque fazer uma pós-graduação e cursos complementares. Outro ponto importante é manter o currículo sempre atualizado e revisado, prestando atenção a erros ortográficos, por exemplo.