A falta de valorização do profissional no trabalho presencial

Com a flexibilização do distancimento social, muitas empresas querem retornar ao trabalho 100% presencial

Victoria Batalha   Publicado em 22/12/2022, às 10h02 - Atualizado às 10h09

Freepik

Devido a pandemia do Covid-19, muitas empresas e profissionais foram obrigados a adotarem o trabalho remoto para poder conter o nível de contaminação do vírus. Porém, atualmente, com a flexibilização do distanciamento social, muitas empresas pretendem retomar as atividades presencialmente, o que vem causando descontentamento entre os profissionais.

Em junho deste ano, o bilionário Elon Musk, fez com que os funcionários da Tesla retornassem ao trabalho presencial e fez o mesmo com os colaboradores do Twitter após uma demissão em massa. Porém, Musk não é o único empregador que está tomando essas decisões. 

Porém, essas decisões estão fazendo com que muitos profissionais optem por pedir demissão do que retomar ao trabalho presencial durante cinco dias da semana. Uma pesquisa feita pela LinkedIn analisou que um terço das empresas do Reino Unido planejam acabar com o trabalho flexível nos próximos meses. Mas cerca de dois terços dos trabalhadores afirmam que são mais produtivos no trabalho remoto ou híbrido.

A Microsoft também realizou uma pesquisa com 20 mil profissionais de 11 países e chegaram à conclusão que 85% dos empregadores acreditam que o trabalho híbrido dificulta a confiança na produtividade dos colaboradores. 73% dos colaboradores afirmaram que precisam de razões melhores para voltar ao presencial do que as expectativas das empresas. 

Por que os profissionais não querem voltar ao presencial

O motivo são variados. Um estudo feito pela Workspace Google em parceria com a IDC Brasil, onde entrevistaram 900 profissionais, a maioria responderam que se sentem muito mais produtivos trabalhando de casa. 67% responderam que preferem esse modelo porque não gastar tempo com deslocamento; 46% porque podem passar mais tempo com a família; 31% porque gostam dos horários flexíveis. 

Além disso, diversos profissionais sentiam-se deslocados e não valorizados no trabalho presencial. 

Outra pesquisa feita pela Geekhunter com profissionais de TI, 78% dos 718 profissionais entrevistados responderam que preferem o trabalho remoto. Além disso, 66% comentaram que se sentem mais produtivos assim.