O LinkedIn é uma rede social voltada para os negócios e que vem se tornando uma grande referência no momento de busca de emprego; conheça mais sobre o site
Victoria Batalha Publicado em 19/09/2022, às 11h13
O LinkedIn é uma rede social de negócios, que serve para conectar pessoas do mundo corporativo, construindo o seu networking de maneira on-line. Porém, o LinkedIn também é uma ótima ferramenta para quem deseja procurar um emprego ou mudar de carreira.
Além disso, a plataforma permite que você se conecte com outros profissionais da sua área, aumentando ainda mais seu networking e abrindo uma janela de possibilidades para troca de informações e contatos. Além de que te ajudar a aumentar sua credibilidade profissional, quantas mais pessoas você conecta, mais chances de você ser indicado como referência por outros usuários da sua área é maior. É importante manter seu perfil ativo e sempre atualizado.
+++ Saiba como fazer currículo impactante com pouca experiência de trabalho
Crie seu perfil e preencha todas as informações
Ao criar o seu perfil, além do seu nome, você pode colocar todas as suas experiências profissionais, formações, cursos e especializações. É possível até mesmo fazer testes dentro do próprio LinkedIn para avaliar seu nível no Pacote Office ou em algum idioma. Para os profissionais de TI também existem testes para as linguagens de programação.
É muito importante que coloque uma foto também. Lembrando aqui, que o LinkedIn é uma rede social de negócio, corporativa, por isso a foto não pode ser uma que colocaria em uma rede social como o Instagram. Use uma foto mais profissional e que transmita credibilidade.
Use palavras chaves e preencha o máximo de seções
O uso das palavras chaves corretas vai fazer com que quando alguém busque determinado tema, encontre o seu perfil no meio daquelas palavras procuradas. Coloque sua área, sua profissão, especializações e por assim vai.
Outra coisa importante no perfil do LinkedIn é que é possível colocar se trabalhou em projetos sociais, fez trabalho voluntário. Isso faz uma grande diferença nas candidaturas.
Seja ativo no LinkedIn
Após ter todo o seu perfil bem montado, com seu currículo, é importante ser ativo. Escreva textos sobre sua área e profissão e publique-os em seu perfil. Interaja com outros profissionais e participe das comunidades.
Isso torna o seu perfil mais atraente e também alguém interessado na área. Se o que você escreveu se tornar popular, é capaz de se tornar um “influencer” dentro da rede social, inclusive é um nicho crescente no mercado.
Se atente aos detalhes
Quanto mais atenção você prestar, melhor. Como o URL do seu perfil, descreva bem suas experiências. Faça um bom resumo sobre você, não deixe nada escapar. Tudo o que achar necessário, se torna necessário. Observe outros perfis de profissionais de áreas similares às suas para saber o que pode estar faltando e precisa acrescentar em seu perfil.
+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.