Novo estudo revela profissões que irão desaparecer nos próximos anos; CONFIRA

Segundo a pesquisa Futuro do Trabalho 2023, 23% das profissões devem sofrer mudanças até 2027

Victoria Batalha   Publicado em 02/05/2023, às 10h03 - Atualizado às 10h08

Freepik

Conforme a pesquisa Futuro do Trabalho 2023, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, com apoio da Fundação Dom Cabral, 23% das profissões devem mudar até 2027, sou seja, daqui a quatro anos. 

Para ser realizado o estudo, foram analisadas 45 economias através dos dados do LinkedIn e da Cousera, também foram feitas pesquisas de opinião com 803 empresas de diferentes setores, que ao todo somam 11 milhões de vagas de emprego ao redor do mundo. 

De acordo com o relatório, a 4ª revolução industrial e as novidades de tecnologia, vão de forma simultânea criar novos empregos, mas também irão eliminar milhares de cargos já conhecidos. Foram analisados 673 milhões de empregos, é esperado a criação de 69 milhões de novos postos e 83 milhões de eliminação de vagas. Ou seja, uma redução de 2% das vagas atuais.

A área de tecnologia é uma das que mais vão crescer, principalmente os profissionais que trabalham com big data, computação de nuvem e inteligência artificial. Atualmente, 75% das empresas estão incorporando esses profissionais e pretendem continuar pelos próximos cinco anos. 

Novas vagas que serão geradas

Para quem deseja continuar se atualizando e investindo em suas profissões, essas são as vagas esperadas que serão criadas:

Além disso, o estudo também destacou profissões que devem deixar de existir nos próximos anos, como:

Além disso, também vão exigir novas habilidades dos profissionais. É esperado que 44% das habilidades dos profissionais sejam transformadas nos próximos cinco anos. Como habilidades para Inteligência Artificial e Big Data, Pensamento Criativo, Resiliência, Flexibilidade e Agilidade, além de Pensamento Analítico.

Mercado de Trabalho Pesquisa